Éder Mauro insinua que Lula não foi capa da Time

O deputado federal Éder Mauro (PL/PA), insinuou, em seu perfil do Twitter, que o ex-presidente Lula não apareceu na capa da Revista Americana Time, uma das mais lidas no mundo.

Sem ter como lidar com a péssima imagem de seu correligionário Jair Bolsonaro no exterior, que vai no sentido totalmente oposto à diplomacia que Lula tem construído, Éder Mauro segue a cartilha Bolsonarista e permanece disseminando informações falsas com vistas a sabotar o sucesso internacional do maior adversário de Bolsonaro.

Nesta terça-feira, o delegado bolsonarista reproduziu, em seu Twitter, uma postagem insinuando que Lula não teria saído na capa da revista Time. A tática é acusar a esquerda de uma prática inventada, implementada e disseminada pelos bolsonaristas desde a campanha eleitoral de 2018: a propagação de notícias falsas, numa tosca reversão dos fatos para, novamente, acusar os adversários daquilo que eles mesmo fazem com muita frequência.

“Por que o Lula não aparece no site oficial da Time? O Lula apareceu ou não na capa? Não me digam que foi uma jogada política para promover sua pré campanha”, diz a postagem reproduzida pela deputado em seu perfil.

Mas o caso de Éder Mauro não é um caso isolado. Como é de práxis, as redes bolsonaristas “plantam” uma notícia falsa, e seus parceiros passam então a disseminá-la nas diversas regiões do Brasil.

A informação fake reproduzida por Éder Mauro, antes de chegar ao seu eleitorado paraense, já havia rodado bastante pelo país, chegando a ser citada nas redes sociais de Lula, e provocado uma investigação pela coluna “Lupa”, uma página de verificação de notícias falsas da Revista Piauí, ligada ao site UOL.

“Circula no WhatsApp um vídeo no qual um homem afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não saiu na capa da Time em maio deste ano. Ele diz que a imagem da publicação que circulou pelas redes sociais é falsa. Ao longo de seis minutos, o autor da gravação apresenta o que seria a capa “verdadeira” da publicação norte-americana, que traz a foto de um oceano congelado e o título ‘The Cold Truth – Lessons from the Melting Poles’, (…)”, diz a matéria da agência Lupa, mostrando como a notícia falsa começou a se espalhar pelas redes bolsonaristas.

“A informação analisada pela Lupa é falsa. Em 4 de maio, a Time adiantou em suas redes sociais (Instagram, Twitter) uma das capas da edição da segunda quinzena de maio. Diferentemente do que informa o vídeo, o ex-presidente Lula figurou, sim, na primeira página da publicação norte-americana. “, continua.

Logo em seguida, a agência expõe o que teria sido o cerne da estratégia bolsonarista de implementar a notícia falsa: uma segunda capa que foi publicada no mesmo dia da capa de Lula, prática comum no editorial da Time: “Embora exista, de fato, uma versão da capa da Time que destaca o problema do derretimento das geleiras e uma foto de um oceano congelado com data para a mesma edição, ou seja, 23 de maio/30 de maio, isso não quer dizer que a versão da capa com Lula seja falsa. Em nota, a assessoria de comunicação do veículo explicou que é comum que cada edição tenha mais de uma capa”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading