Gabinete Municipal recebe a Comitiva de São Sebastião de Cachoeira do Arari

Comitiva faz jornada todos os anos, carregando a imagem peregrina de São Sebastião

Fotos: Agência Belém

O gabinete municipal recebeu na tarde desta quarta-feira, 25, a visita da imagem peregrina de São Sebastião, que foi recebida pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e da Comitiva do município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, umas das cidades que realizam a festividade do santo.

Os guardiões, como são conhecidos os devotos que acompanham a imagem do santo católico, entoaram diversas folias, formas de orações cantadas, durante a celebração.

“Sabemos a força da fé e da esperança. Essa energia é afirmação da tradição e fé, que tem São Sebastião como ícone, é uma demonstração do compromisso com o futuro”, comentou o prefeito.

Membros da irmandade de São Sebastião celebraram o santo com cânticos e tradicionais orações

Festividade – Realizada em diversas cidades da região do Marajó, durante o período de 10 a 20 de janeiro, a Festividade de São Sebastião reúne milhares de pessoas que participam de procissões, bailes e o levantamento e derrubada do mastro.

Desde 2013, a Festividade de São Sebastião é considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil. Durante os meses de maio e junho, a coordenação da festividade realiza peregrinações em Belém, por se tratar do município que possui o maior número de marajoaras no estado.

Neste ano de 2022 é a 18ª peregrinação na capital paraense, onde a comitiva percorre órgãos públicos e casas de devotos de São Sebastião.

O coordenador da comitiva, Albertinho Leão, entregou ao prefeito Edmilson Rodrigues um documento com pedido de apoio para a construção de um Centro de Referência da Cultura Marajoara em Belém.

Prefeito Edmilson Rodrigues recebe a comitiva da Festividade de São Sebastião e o coordenador Albertinho Leão pede apoio para implantar o Centro de Referência da Cultura Marajoara em Belém

“É uma campanha que estamos iniciando para que Belém tenha um Centro de Referência da Cultura Marajoara. É a cidade que mais tem marajoara no Pará, tem uma estimativa que a cidade tem mais de 400 mil marajoaras. Belém fala e tem costumes marajoaras. É importante o apoio da Prefeitura nessa causa”, explica o coordenador da Festividade de São Sebastião.

Texto: Victor Miranda, via Agência Belém

Deixe uma resposta