Parceria entre Belém e Unicef vai melhorar assistência aos indígenas Warao

Warao Yanso Cordona Perez, 19. Fotos: Agência Belém

“Para nós é uma alegria saber que aqui somos acolhidos e bem tratados. Aqui recebemos saúde e moradia. Por isso, escolhemos Belém para fincar raízes”.

O depoimento é de Yanso Cordona Perez, 19 anos, indígena venezuelano refugiado no Brasil, que participou, nesta terça-feira, 31, da entrega de equipamentos a Unidades Básicas de Saúde (UBS), feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Prefeitura de Belém.

A entrega simbólica foi feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do Tapanã, uma das beneficiadas com os equipamentos. Além desta, as unidades do Ver-o-Peso e de Outeiro receberão os materiais. São computadores, tabletes, balanças, oxímetros e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros insumos, que vão contribuir para a melhor assistência à comunidade Warao.

Equipes das unidades de saúde municipais recebem equipamentos para ajudar na melhor assistência aos Warao

Reforço

A ação faz parte da estratégia municipal de fortalecimento da atenção básica voltada ao atendimento de crianças e adolescentes refugiados e migrantes indígenas Warao.

“Essas unidades foram escolhidas porque identificamos que no entorno delas vivem ou transitam as maiores comunidades no município. É uma parceria com o Unicef, que historicamente desenvolve projetos de caráter humanitário em todo o mundo”, explica o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra.

O especialista de Saúde e HIV do Unicef na Amazônia Legal Brasileira, Antônio Carlos Cabral, explicou que a parceria envolve também a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Socioassistenciais (Adra).

Além da entrega de materiais, as equipes das três unidades de saúde foram capacitadas em Cosmovisão Warao e os direitos da população indígena de acesso a serviços de saúde. Tudo para fortalecer o atendimento específico, respeitando a diversidade cultural da etnia.

Benefícios

“Essas unidades que recebem os equipamentos passam a ser referência no atendimento dos indígenas Warao que se estabeleceram em Belém. Lembrando que todas as pessoas atendidas nesses locais também vão ser beneficiadas”, asseverou Antônio.

“É uma parceria que objetiva a criação e implementação de políticas públicas que garanta a essa população uma atenção de qualidade”, complementou.

Guia de Saúde Warao

Durante a cerimônia de entrega dos novos equipamentos, também foi lançado o “Guia de Saúde Warao”, resultado de colaboração entre Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNur), Unicef, Adra e a Prefeitura de Belém.

O documento apresenta, em português, espanhol e Warao, os serviços de saúde existentes no município de Belém e quando e onde podem ser acessados pela população refugiada e migrante.

As ações fazem parte do projeto Ori Kuare Nakakitane, ação do Unicef em parceria com Adra que apoia o atendimento a meninos e meninas Warao em Belém, Santarém e Ananindeua desde 2020.

Para Yanso Cordona Perez, que atua na mobilização de jovens na comunidade onde mora, a ação da prefeitura e Unicef demonstra respeito e cuidado com uma população que só quer viver com dignidade.

“Somos cerca de 300 pessoas morando aqui no Tapanã. Agora sabemos para onde ir quando precisarmos de atendimento médico, pois aqui o município se preocupa com a gente capacitando seus profissionais e oferecendo melhor estrutura na unidade de saúde”, concluiu.

Texto: Luiz Carlos Santos, via Agência Belém

Deixe uma resposta