Bolsonaro fechou acordo de 1,6 milhão com empresa de pesquisa que divulgou “empate técnico” com Lula

Bolsonaro ao lado de Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas. (Facebook )

Reportagem do jornalista Lúcio de Castro, da Agência Spotlight, mostrou que o Instituto Paraná de Pesquisas e Análises de Consumidor, conhecido como “Paraná Pesquisas”, fechou contrato com o governo federal no valor de R$ 1,6 milhão, apenas dois meses antes de publicar uma pesquisa que mostra Jair Bolsonaro (PL)  em empate técnico com seu principal adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pesquisa mostra  Lula com 41,4% contra 35,3% de Bolsonaro quando estimulada e 28,3% a 27,3% na espontânea. Ela foi divulgada nesta quarta-feira (1), e chamou atenção pelo tamanho da discrepância com a tendência apontada pelos demais institutos de pesquisa nos últimos dias, e mais especificamente com o Datafolha.

No último dia 26, o Datafolha publicou larga vantagem de Lula em relação ao atual presidente, que estaria com 21 pontos à frente (48% a 27%), o que indica uma eventual vitória do petista no primeiro turno.

Sem mencionar o acordo recente entre governo e o instituto, os deputados da base bolsonarista e influenciadores digitais louvaram a instituição paranaense, levando o nome para os principais assuntos do dia nas redes.

Mas, como mostra a apuração do Spotlight, tudo indica que os dados divulgados pelo Paraná Pesquisas trataram-se de uma “encomenda” dos bolsonaristas.

No dia 30 de março, o Ministério das Comunicações assinou o contrato 37/2022 com o Instituto Paraná de Pesquisas e Análises de Consumidor no valor de R$ 1.623.600,00 (um milhão, seiscentos e vinte três mil e seiscentos reais), cujo objeto era a “contratação de empresa especializada na prestação de serviços de pesquisa de opinião pública”.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading