Carmem Foro e Lívia Duarte participam da iniciativa nacional para ampliar a representação negra nos parlamentos

“Se Palmares não existe mais, faremos Palmares de novo.” O tradicional canto do movimento negro brasileiro ganhou um novo significado na noite desta segunda-feira (6), durante o lançamento do Quilombo nos Parlamentos, que lotou a Ocupação 9 de Julho, no centro de São Paulo. A iniciativa da Coalizão Negra por Direitos apoia pré-candidaturas de pessoas ligadas ao movimento negro para a cargos no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e na Câmara Distrital por todo território nacional.

Com o Quilombo nos Parlamentos, a Coalizão apoia 67 pré-candidatos que concorrerão ao cargo de deputado estadual; 31 para deputado federal; 2 a deputado distrital; e 1 ao Senado Federal. A iniciativa é suprapartidária, reunindo militantes de PT, PSOL, PCdoB, PSB, PDT e Rede do Distrito Federal e dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal,  Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

No Pará, dias candidatas fazem parte da iniciativa: Carmem Foro, pré-candidata a deputada federal pelo PT e Lívia Duarte, a deputada estadual pelo PSOL.

Diagnosticado com covid-19, o ex-presidente Lula fez uma fala transmitida ao vivo. Ele afirmou se tratar de um “momento extraordinário”, em que as pessoas negras decidem ocupar a política. “Bendito o momento em que vocês decidiram entrar na política. Que tomaram a decisão de se organizar e construir uma plataforma a partir daquilo que é o dia a dia da vida de vocês”, afirmou, comparando a situação com o momento em que decidiu fundar o Partido dos Trabalhadores.

Fonte das informações: Brasil de Fato e https://quilombonosparlamentos.com.br/

Deixe uma resposta