Desaparecimento de Bruno e Dom foi noticiado em grandes veículos da mídia internacional como The Washignton Post, New York Times, The Guardian, France 24, BBC Inglaterra e Sky News
A esposa do jornalista Dom Phillips, correspondente do jornal Inglês The Guardian, fez um apelo através das redes sociais, às autoridades brasileiras: “mesmo que eu não encontre o amor da minha vida vivo, eles têm que ser encontrados”, disse ela no vídeo (veja ao fim da matéria).
Dom está desaparecido desde ontem, juntamente com o indigenista Bruno Araújo Pereira. Eles foram vistos pela última vez por volta das 7h de domingo (5) em um barco, após saírem da comunidade Ribeirinha São Rafael, no Vale do Javari, na Amazônia. De lá, partiram para a cidade de Atalaia do Norte, onde eram aguardados por duas pessoas ligadas à Univaja (Organização Representativa da terra indígena do Vale do Javari). Após um atraso de mais de duas horas, foi dado início às buscas.
Ameaças
O assessor jurídico Elieseo Marubo, da organização indígena União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), disse ao site G1 que as autoridades que atuam nas buscas por Bruno e Dom ignoraram informações sobre suspeitos.
Segundo o assessor jurídico, um dos suspeitos chegou a ameaçar diretamente Bruno. “Temos bastante prova, bastante materialidade do que possa ter acontecido”.
O desaparecimento de Bruno fez com que Elieseo e outras lideranças indígenas reforçassem a segurança pessoal com medo de atentados. Ele também disse que o clima na região é tenso.
“Estou andando com quatro seguranças. Em Tabatinga, acabo andando de carro blindado para garantir o nosso trabalho. (…)A Polícia Militar, no entanto, está nos ajudando bastante”, disse.
Alesandra Sampaio, esposa de Dom Phillips, faz um apelo às autoridades brasileiras pela busca dos dois desaparecidos no Vale do Javari, na Amazônia.
Leia mais sobre o desaparecimento https://t.co/hUPeIFsnQf pic.twitter.com/M7fk5DeQP3
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) June 7, 2022
Com informações de UOL e G1.