Prefeito tem áudio vazado na mesma semana em que suspeitas de enriquecimento ilícito por conta de exibição de iate milionário, foram noticiadas na imprensa local
Reportagem da CBN mostrou nesta semana um áudio vazado através de aplicativos de mensagens, no qual o prefeito de Itaituba Valmir Climaco afirma que vai seguir legalizando novos projetos de atividade garimpeira na cidade.
A notícia ressalta que, em abril deste ano, a pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal em Itaituba cancelou o licenciamento de uma área de garimpo de mais de mil hectares que estava localizada dentro da área de preservação ambiental do Tapajós.
Apesar da decisão da justiça, a licença acabou sendo autorizada pela prefeitura de Itaituba, mesmo estando o local dentro de área ambiental protegida por lei. O garimpo funcionaria dentro da área de preservação APA do Tapajós sem autorização prévia do ICMBio e sem estudos de impacto ambiental, de acordo com o procurador da República Paulo de Tarso Oliveira.
O município de Itaituba encontra-se dentro de uma das áreas de maior extração ilegal de ouro no país.
Coleção de escândalos
Não é a primeira vez que Climaco envolve-se em polêmicas. Nesta semana , o jornal O Liberal publicou reportagem sobre um vídeo circulado pelas redes sociais, onde o prefeito aparece em um iate que ele mesmo admitiu valer “12 milhões”, apesar de não ter declarado o bem à Justiça Eleitoral nas eleições de 2020.
A reportagem de O Liberal mostrou que a 4ª Promotoria de Justiça de Itaituba recebeu, nesta segunda-feira, 6, um expediente sobre esse caso. A nota da Promotoria informou que o documento será analisado e se houver fato que indique providências, serão solicitadas informações ou encaminhamento para o órgão competente. Porém, nenhuma investigação foi instaurada.
Em março deste ano, o prefeito virou notícia nacional por ter outro vídeo seu vazado, desta vez com frases machistas numa festa, onde ele aparecia dizendo “vou comer mais de 20”.
Com informações de CBN e O Liberal.