O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (15), em votação simbólica, a criação de uma comissão externa temporária para acompanhar, fiscalizar e propor providências sobre a apuração do caso do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, assassinados na região do Vale do Javari, no Amazonas.
A líder da Rede na Câmara, Joenia Wapichana (RR), autora do requerimento, afirmou que o caso não pode ser tratado com indiferença, sendo necessário o envio de todos os recursos possíveis para que se tenha uma rápida solução. “Diante de toda essa escalada de violência contra os povos indígenas, seus apoiadores, os protetores ambientais, a Câmara dos Deputados tem o dever de acompanhar e fiscalizar como estão sendo desenvolvidas as ações governamentais para desvendar as circunstâncias do desaparecimento”.
A Comissão Externa contará com a participação do deputado Airton Faleiro, vice-líder do PT, e coordenador do Fórum da Amazônia. E da deputada Vivi Reis (Psol-PA), membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias – CDHM.
Para a deputada Vivi Reis, a coletiva de imprensa dos órgãos de segurança mostrou que é preciso dar continuidade às investigações. “A Univaja aponta que os dois envolvidos fazem parte de um grupo maior. Há muitas perguntas a serem respondidas, a começar por que mandou matar Bruno e Dom?”
Segundo o deputado Airton Faleiro (PT-PA), “a normalização da violência e das ilegalidades que ameaçam, matam e destroem a vida na nossa Amazônia, doem nos brasileiros com a notícia desse brutal assassinato. Mas o Brasil não será o país da impunidade! Queremos justiça!”
Investigação
Até o momento, a investigação da PF chegou a dois suspeitos — sendo que apenas um dele confessou a autoria no duplo homicídio. Durante a coletiva de imprensa, o delegado Eduardo Alexandre Fontes, superintendente regional da PF no Amazonas, disse que Dom e Bruno teriam sido perseguidos por criminosos em uma lancha, que chegaram a realizar “disparo de arma de fogo” contra a dupla.
Ato da Presidência da Câmara dos Deputados: