Após anos de abandono, conjunto Riacho Doce é entregue no bairro do Guamá

O sonho da casa própria se tornou realidade para 174 famílias no bairro do Guamá, na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, quando foram entregues as unidades habitacionais do empreendimento Riacho Doce, localizado na avenida Tucunduba, com a Barão de Igarapé Miri, em Belém. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o governador do Estado, Helder Barbalho, participaram da cerimônia de entrega dos empreendimentos.

“Após 30 anos morando de aluguel, hoje inicia uma nova fase pra minha família. Esperamos muito tempo por isso, para ter essa vida nova”, disse a dona de casa Deise Sousa que vai passar a ocupar uma das 174 unidades habitacionais junto com seu marido e três filhos.

Outra contemplada com um dos apartamentos no conjunto habitacional foi a doméstica Elzani Araújo Raiol. “Agora eu tenho um bem que posso dizer que é meu. Hoje se realiza um sonho que eu agradeço a Deus e a todos os envolvidos nesse projeto, principalmente ao prefeito Edmilson que começou tudo isso”, desabafou a doméstica.

Parceria – Durante a cerimônia de inaguração do conjunto nesta sexta-feira, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, lembrou do descaso que a obra viveu e destacou a importância da parceria entre prefeitura e governo do Estado.

“Eu iniciei essa obra há 25 anos e ela ficou parada por dez anos. Agora eu volto para a gestão e para participar da inauguração dela mesmo sendo uma obra do Governo do Estado, mas que conta com o apoio da prefeitura. Essa é a prova que quando se tem a união dos governos municipais e estaduais quem ganha é a população”, enfatizou Edmilson Rodrigues.

As obras nos conjuntos Riacho Doce se arrastaram durante anos após serem iniciadas pelo, então prefeito de Belém na época, Edmilson Rodrigues. Depois de anos de abandono das gestões que sucederam o governo municipal naquele período, a responsabilidade da obra passou para o Governo do Estado do Pará, que finalizou e entregou o empreendimento por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab).

A construção das unidades faz parte do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que está mudando a realidade de vários bairros de Belém, como o Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco.

“Nós estamos garantindo para essas famílias no dia de hoje dignidade com moradia de qualidade. Estamos entregando essa obra para a cidade de Belém com seis meses de antecedência. Agradeço a confiança da população”, pontuou o governador do Pará, Helder Barbalho, durante o ato de inauguração do conjunto habitacional.

Os imóveis entregues nesta etapa possuem dois tipos de plantas divididos, com infraestrutura que garante qualidade de vida aos moradores

Estrutura – os apartamentos estão localizados nos blocos 3, 4, 5, 6, 7 além das unidades dos blocos 28, 29, 30, 31, 34, 35 e 36. Cada bloco possui quatro andares e quatro apartamentos, por pavimento.

Os imóveis entregues nesta etapa possuem dois tipos de plantas. A primeira mede 47,09 metros quadrados (m²), divididos em sala de estar e jantar, três dormitórios, cozinha e área de serviço.

Já a segunda é composta por unidades habitacionais de 39,74 m², com uma sala de estar e jantar, dois dormitórios, uma cozinha e área condominial, com pista de acesso pavimentada em bloquete e piso-grama no entorno dos blocos.

Na área externa, há pista de acesso pavimentada em bloquete, pisograma no entorno dos blocos, estacionamento com vagas, praça, bancos em concreto com encosto, iluminação pública e área gramada.

Com informações da Agência Pará
Foto: Mácio Ferreira – Agência Belém

 

Uma resposta para “Após anos de abandono, conjunto Riacho Doce é entregue no bairro do Guamá”

  1. Tomara que esses moradores e suas famílias lembrem desse fato, e de outros que os estão beneficiando, e dos gestores públicos responsáveis, nas próximas eleições.

Deixe uma resposta