Depois de participar de missa celebrada pelo Padre Júlio Lancelloti, a secretária de Educação de Belém, Márcia Bittencourt, entregou a ele uma camisa da primeira turma de pessoas em situação de rua, um dos públicos alvo do programa “Alfabetiza Belém”. A imagem foi compartilhada pelas redes sociais do prefeito Edmilson Rodrigues: “Padre Júlio Lancellotti é um exemplo de devoção e amor ao próximo, defensor dos mais humildes e dos que mais precisam”, afirmou o prefeito.
A primeira turma do programa se formou em dezembro de 2021, depois de quatro meses de aulas. Para darem continuidade nos estudos, eles foram matriculados na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O projeto é executado pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenação de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Coejai), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), e conta com a cooperação de Movimentos Sociais, Universidades Federal do Pará (UFPA) e do Estado do Pará (Uepa), Instituto Federal do Pará (IFPA), a Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) e instituições das esferas municipal e estadual.
Desde de abril deste ano, a Prefeitura de Belém tem lançado editais para convocação e momentos de formação para os novos educadores que atuarão nas próximas turmas do programa Alfabetiza Belém. Além disso, tem realizado caminhadas pelos bairros de Belém para convidar as pessoas que ainda não são alfabetizadas fazerem inscrição nas 120 turmas ofertadas pelo município. A meta é alfabetizar 11 mil pessoas na cidade e transformar Belém na primeira cidade livre do analfabetismo no país.
