Foto: Joyce Ferreira / ComusPrevious
Os projetos de fomento ao setor turístico, desenvolvidos pela Prefeitura de Belém por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur), serão expostos no X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) que será realizado na capital paraense a partir desta quinta-feira, 28.
O evento, sediado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), é um importante espaço de debate e articulação dos povos, organizações e movimentos sociais, em defesa da Amazônia e terá a participação dos nove países que integram a Pan-Amazônia: Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Equador, Venezuela e Suriname.
Para a diretora de Turismo da Belémtur, Ana Santiago, a importância desse fórum para o turismo, está nas discussões acerca das questões ambientais e sociais que atingem diretamente a cidade. “Toda a região que envolve a capital paraense é cercada por 39 ilhas, onde se produz uma cadeia turística, como a gastronomia, turismo ecológico-sustentável, hotelaria entre outras redes de produção que impulsionam a movimentação turística. Belém ainda possui o selo de cidade criativa da Unesco e este ano foi eleita pelo Ministério do Turismo, como tendência turística. Nessa atual gestão temos a preocupação de fortalecer discutir e buscar um caminho de desenvolvimento sem perder nossas características”.
Turismo nas ilhas
As ilhas de Belém reservam um turismo de experiência, onde é possível uma imersão pela trajetória da cultura paraense para conhecer a culinária, o artesanato, as praias de água doce.
Pensando no desenvolvimento turístico da região das ilhas de Belém, a Belémtur executa programas de capacitação destinados aos bares, restaurantes e profissionais do ramo de turismo, a fim de qualificar o setor e promover àqueles que visitam as ilhas, melhores experiências turísticas.

Turismo acessível
O programa voltado ao turismo acessível é um conjunto de ações para promover a inclusão e o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, às atividades turísticas com autonomia e segurança, abrangendo diversos locais turísticos, como parques, praias, teatros e etc.
Nesse sentido a Belémtur realiza eventos que visam à acessibilidade, adaptando um roteiro turístico nos mais diversos setores, permitindo o acesso das pessoas com deficiência aos benefícios das atividades turísticas em Belém e a visibilidade dos avanços no âmbito do turismo social.
Amigo do Turista
Com a retomada Círio de Nazaré em 2022, após o período mais crítico do cenário pandêmico, as procissões voltam às ruas de Belém contando com a grande participação dos fiéis. Diante disso a Belémtur desenvolve ações voltadas para receber quem vem de fora conhecer a cidade e participar da maior festa religiosa paraense e entre essas ações está o projeto Amigo do Turista. O projeto consiste na instalação de pontos de informação turística em locais estratégicos no trajeto da procissão do Círio, onde atuam agentes de turismo previamente selecionados e qualificados para recepcionar e dar orientações aos turistas que chegam à capital.
Texto: Kamila Santos, via Agência Belém