Vídeo: Edmilson acompanha cortejo indígena na Marcha de Abertura do X Fospa

Foto: Kamila Canhedo

A Marcha de abertura do X Fórum Social Pan-Amazônico, evento internacional que iniciou-se nesta quinta-feira (28) e segue até o próximo domingo em Belém, saiu da escadinha da Estação das Docas, seguindo por toda a Avenida Presidente Vargas, contornando a praça da República até desemborcar na praça Waldemar Henrique.

Diversos movimentos sociais e representantes de vários países participam do Fospa, e, na Marcha, uma multidão parou a Presidente Vargas, com destaque para a significativa presença de indígenas de diferentes etnias latino-americanas.

Na caminhada, alguns indígenas fizeram uma espécie de cortejo, onde marcavam passos sincronizados e entoavam cantos de suas tradições, em umas das fileiras que se viam à frente da passeata. Quem os acompanhou de braços dados foi o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, que fez todo o trajeto à pé e discursou na concha acústica da praça Waldemar Henrique, ao final.

“É uma honra muito grande, que neste momento, Belém seja a capital amazônica da resistência, dos sonhos e da luta por um futuro socialmente justo, com respeito à natureza e democrático”, disse ele, em seu discurso na Concha Acústica da Praça Waldemar Henrique.

Veja o vídeo.

Por Ju Abe

Deixe uma resposta