Ju Abe (Foto: reprodução youtube)
Em live transmitida na manhã deste sábado (13) pelo Youtube, Lula e André Janones estiveram em conversa sobre o tema do Auxílio Emergencial.
O deputado , que recentemente anunciou a sua renúncia à candidatura à presidência do Brasil para ajudar na campanha de Lula, disse que Bolsonaro sancionou lei que acaba com o Auxílio emergencial no Brasil em dezembro. Ele se referia à PEC (Projeto de Emenda à Constituição) 186/19, texto construído pela base parlamentar governista e aprovada no Congresso com um escopo que garante o auxílio emergencial de R$600 a brasileiros que estejam em situação de pobreza. O benefício, porém, foi promulgado com prazo de validade: até dezembro deste ano.
Lula se referiu à PEC em tom de alerta, dizendo que o projeto foi criado com o objetivo eleitoral, e por isso é frágil: “Eu tenho dito (ao povo) em meus discursos: ‘Vai cair na sua conta um auxílio emergencial. É um fundo que foi criado com objetivo eleitoral , porque ele (Bolsonaro) poderia ter criado isso a seis meses atrás, a um ano atrás. Não, ele deixou pra criar perto das eleições, que é pra poder garantir uma ajuda na campanha. Se esse dinheiro cair na sua conta, pegue. Pegue e coma, porque senão o Guedes toma, essa é a lógica’, disse.
Ele reiterou, então, que, em seu governo, o Auxílio Emergencial só acabará quando a economia estiver restabelecida: “Quando chegar em dezembro, o povo já votou, então tá tudo resolvido, acabou o fundo emergencial (refere-se ao governo Bolsonaro). E nós temos que aqui dizer em alto e bom som pro povo brasileiro: não há como acabar com o auxílio emergencial, sem que a gente recupere a economia brasileira, sem que a gente gere emprego, sem que a gente resolva o problema da fome que tomou conta do nosso país”, disse o candidato petista líder nas pesquisas eleitorais.
Janones fez questão de lembrar os discursos bolsonaristas contra as políticas de benefícios sociais implementadas nos governos do PT, que propagavam preconceitos contra o povo pobre: “O que não acabou foi o preconceito contra o povo, porque o Paulo Guedes disse que se desse 600 reais pro povo, o povo não ia querer mais trabalhar, como se a gente fosse um bando de vagabundo”, disse o deputado do partido Avante.
Lula lembrou que o bloco da extrema direita faz esse discurso por desconhecer a realidade do Brasil: “O Guedes nem sabe que tem pobre nesse país, porque ele só vive lá dentro do Ministério da Fazenda”, e disse ter autoridade pra falar sobre pobreza, pela sua própria experiência de vida: “Eu fui comer pão pela primeira vez na vida com 7 anos de idade, o meu café da manhã era uma cuida de coco com farinha”.
O deputado mineiro então, concordou: “Encher a boca pra falar povo , na época de eleição, todo mundo sabe, agora ter moral pra falar mesmo, só tem quem sempre foi povo, com quem é povo, com quem dedicou a sua vida e a sua existência pra acabar com a fome, como é este senhor aqui (Lula)”.
“Eu queria falar pra você que está nesta situação desesperadora (da fome), que não perca a esperança, que não perca a fé”, concluiu Lula.
Assista na íntegra a live.
Uma resposta para “Janones: “Lula é o único que garante o auxílio emergencial neste país””
Dois pilantras de braços dados