Moradores de Icoaraci apresentam propostas em plenárias do Tá Selado

Moradores e conselheiros dos bairros da Agulha e Ponta Grossa compareceram na Escola Liceu Mestre Raimundo Cardoso para discutir prioridades dos bairros. (Foto Agência Belém)

Com plenárias realizadas na Ilha de Mosqueiro e Combu, a população voltou a decidir os rumos de Belém, por meio do programa Tá Selado. Nesta quinta-feira, 11, o Fórum Permanente de Participação Cidadã chamou os moradores dos bairros da Agulha e Ponta Grossa, em Icoaraci, para abrir a rodada de plenárias de bairros. A reunião ocorreu na na Escola Liceu Mestre Raimundo Cardoso, no distrito.

A analista de Sistemas Ivaneide Pires Monteiro do Nascimento, de 42 anos, conselheira do bairro da Agulha, participou da retomada do processo. “Acho que todos os governos do Brasil deveriam ter o Tá Selado como uma referência para trabalhar a gestão, pois é muito bom quando o povo pode ter voz e pode ser escutado. A nossa plenária aqui, hoje, foi ótima e estamos com boas expectativas para que nossas demandas sejam atendidas”, afirmou a conselheira.

“Com essa plenária, aqui da Agulha e Ponta Grossa, estamos retomando as rodadas de reuniões por bairros. Esperamos que a população seja cada vez mais ativa no processo e que a participação popular seja uma regra daqui pra frente”,  disse Germino Ferraz, colaborador do Tá Selado.

Governo e sociedade – Desde 2021, O Fórum Permanente de Participação Cidadã-Tá Selado, da Prefeitura de Belém, se constitui em um espaço de diálogos permanentes, entre governo e sociedade, sobre políticas públicas, obras e serviços no município. É um instrumento de planejamento da cidade, de novas práticas sociais e culturais, de uma construção democrática.

Nesse processo de participação popular, os moradores dos bairros e ilhas apresentaram suas demandas e decidiram prioridades. Nas gestões anteriores foram 16 anos sem poder influenciar na elaboração de instrumentos de planejamento municipal, como o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Participação – Desde o início do processo já participaram mais de 35 mil pessoas em centenas de plenárias de bairros e ilhas, assim como nas reuniões de mais de 41 setoriais de segmentos sociais e temáticas, como LGBTI+; mulheres; crianças e adolescentes; juventude; negros e negras; indígenas; servidores públicos; saúde; educação; religiosidade; entre outros.

Calendário – Nesta sexta-feira, 12, o fórum permanente estará no distrito de Outeiro, para dialogar com as lideranças, moradores e conselheiros locais. Já neste sábado, 13, de maneira virtual, iniciando a rodada das plenárias de segmentos sociais e temáticas, o programa irá reunir os segmentos Mulheres, LGBTI+ e Inclusão: Direito de Pessoas com Deficiência.

As plenárias do programa seguem até o final de Setembro, para que a população de todo o território de Belém discuta e apresente as propostas dos bairros para compor o orçamento municipal de 2023. As reunião serão realizadas em vários locais da cidade.

Para quem tem interesse, mas não tem disponibilidade para participar presencialmente, o Tá Selado disponibilizará um link, no dia da plenária, para que a população participe das reuniões, de maneira virtual.

Para saber mais sobre o calendário e as datas, acesse a plataforma do projeto no site do Tá Selado.

Texto: Jordana Ayres, via Agência Belém. 

Deixe uma resposta