“Bombando”: entrevista coletiva internacional de Lula repercute no mundo; Jornal Nacional transmite hoje

Lula será o entrevistado do Jornal Nacional nesta quinta-feira (25). Créditos: Reprodução/TV Globo

Lula concedeu na última segunda-feira (22), uma entrevista coletiva a diversos organismos da imprensa, entre veículos nacionais e internacionais. Transmitida pelos canais oficiais petistas no mesmo dia em que Jair Bolsonaro esteve no Jornal Nacional dizendo várias mentiras já verificadas pelos analistas, Lula teve, ao contrário,  grande repercussão positiva nos veículos do mundo inteiro. A entrevista do ex-presidente ao Jornal Nacional acontece nesta quinta-feira , 25.

Com a presença de 67 jornalistas, representando 41 veículos de 15 países, a entrevista do petista à imprensa estrangeira foi amplamente noticiada em importantes noticiários internacionais. O inglês The Guardian destacou declarações sobre os compromissos com o meio ambiente e o combate ao garimpo ilegal na Amazônia. France Press e Reuters também abordaram a prioridade à questão climática, enquanto a chinesa Xinhua informou sobre o plano de viabilizar obras públicas para estimular o crescimento.

Site Lula

Na coletiva concedida em São Paulo (SP),  Lula fez defesa enfática da paz no mundo e disse que, se voltar a ser presidente, o Brasil terá participação ativa nas negociações para pôr fim ao conflito entre Rússia e Ucrânia, se ele não tiver acabado até lá.

O ex-presidente destacou que, em vez de guerras, é preciso investir mais em empregos, em políticas de inclusão social e de combate à fome. “O Brasil fará todo o esforço que tiver ao seu alcance na conversa com outro chefe de estado para que a gente estabeleça novamente a paz. Não interessa a ninguém neste momento qualquer guerra. O mundo está precisando de paz”.

Jornal Nacional

Hoje (25), Lula dará entrevista ao Jornal Nacional, transmitida ao vivo direto dos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro.

Um dos momentos mais esperados das eleições 2022, o encontro será conduzido por Renata Vasconcellos e Willian Bonner, e é a terceira da série de sabatinas realizadas pelo Jornal Nacional aos candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais, pela qual já passaram Jair Bolsonaro (PL) na última segunda-feira (22) e Ciro Gomes (PDT) na terça-feira, 23. A entrevista com Simone Tebet (MDB) será a última, indo ao ar nesta sexta-feira (26).

O Ex-presidente já esteve no JN duas vezes, em 2002 e outra em 2006, com Fátima Bernardes e William Bonner. A despeito dos pontos delicados,  como a cobertura dos veículos jornalísticos globais à operação Lava-Jato, para o qual Lula já tem respostas na ponta da língua, embaladas pelas conclusões do Comitê de Direitos Humanos da ONU de que seus direitos políticos foram violados, a expectativa petista é a de que ele saia da entrevista com saldo positivo. Líder nas pesquisas eleitorais, Lula tem a seu lado o contexto favorável. Além disso, aliados dizem que ele foi muito bem preparado, tendo ouvido vários conselheiros antes do encontro que durará 40 minutos. 

Com informações de Veja e site Lula. Edição de Ju Abe. 

Deixe uma resposta