Conheça João do Som, o artista paraense que criou a “Nave” para o Rock in Rio

João do Som trabalha em um ateliê em Marituba com a ajuda de três pessoas, dois deles seus filhos | Celso Rodrigues/Diário do Pará

Ele construiu a aparelhagem que aparece no clipe de Anitta, e agora é a vez do Rock in Rio. Autor da “nave”, uma instalação de arte multimídia em 360º que tem à frente a artista visual Roberta Carvalho e a cantora Aíla, João do Som é o criador da estrutura que vai servir de palco para a imersão da cultura amazônica contemporânea dentro do festival carioca.

À jornalista Michelle Daniel, do site DOL, ele disse que busca sempre criação e inovação em seu trabalho: “Se não procurar evoluir, você fica para trás. Tem que procurar algo para ir se destacando, aos poucos para continuar no mercado. Senão estaguina, fica repetitivo, sem graça, tem que fazer sempre pensando com um visual bom”. Além disso, procura sempre apresentar qualidade diferenciada: “Meu registro é o acabamento e a qualidade do serviço. Procuro usar bons materiais. Os principais são acrílico, compensado, aço e LED”, disse.

Autodidata, ele aprendeu a construir estruturas de aparelhagens sozinho: Nunca entrei numa aula para fazer artes“, mas sempre entendeu que o segredo do sucesso é a dedicação:  “o projeto que a gente faz parece um filho da gente, que precisa cuidar e trabalhar em cima dele”.

João já atua no mercado das aparelhagens a muito tempo, e diz que recebeu o apelido em um trabalho realizado em Castanhal, por um DJ que encomendou uma aparelhagem: “Logo no começo, fiz uma aparelhagem lá em Castanhal. Ele [o cliente] quem deu esse nome, criou uma mídia no som dele e foi na rádio e começou a ser anunciado. Aí marcou. No começo eu ficava envergonhado, mas depois aderi, porque todo mundo só me chamava assim”.

Quando construiu o projeto Crocodilo, que apareceu no clipe “No chão novinha”, de Anitta e Pedro Sampaio, ele conta que se sentiu honrado e foi até convidado pra ir ao Rio de Janeiro na época, porém não pôde, por estar saindo de uma cirurgia. Para o Rock in Rio, o artista elaborou projeto e maquete e apresentou para a artista visual Roberta Carvalho, que o incluiu no projeto do palco amazônico no Rock in Rio. Além desses trabalhos, João diz que já teve criações que foram parar na Alemanha e França, sempre com a estética das aparelhagens trabalhando com imagens e sons.

Edição de Ju Abe.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading