A Prefeitura de Belém segue com a meta de transformar a capital paraense em uma cidade referência em arborização.
Compromisso – Como parte da política ambiental do município, nos primeiros dias do mês de setembro, mais de 650 mudas de diversas espécies foram plantadas em vários pontos da cidade, reafirmando o compromisso de um município situado na região amazônica.
Política – Com a recuperação da Granja Modelo, administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e com uma nova política de prioridade na arborização, a Prefeitura de Belém já plantou mais de mil mudas em 2022. Esse número já superou as espécies arbóreas plantadas em 2021, que chegaram a 547.
Do centro à periferia – Nos primeiros dez dias do mês de setembro deste ano, foram plantadas mais de 650 mudas em diversas áreas da cidade, desde o centro até a periferia.
A avenida Perimetral, em toda sua extensão, recebeu a plantação de várias espécies, como ipê de jardim, ipê-rosa e andirá.
A área do igarapé São Joaquim, que corta bairros como Barreiro e Val-de-Cans, contou com mais de 65 mudas da espécie palheteira, indicada para paisagismo e que, também, é conhecida por sombreiro, pelo tamanho do vegetal.
As avenidas Marechal Hermes e Visconde de Inhaúma, além da praça Amazonas, receberam mudas de mangueiras, jambeiros, ipês e aceroleira.
Meta para setembro – A expetativa da Divisão de Arborização, criada recentemente pelo Departamento de Áreas Verdes da Semma, é chegar ao plantio de 1.500 mudas, apenas no mês de setembro. A meta da Prefeitura de Belém é, até 2024, plantar 150 mil árvores na cidade.
Victor Miranda – Agência Belém
Foto: Joyce Ferreira