Em carta aberta divulgada nesta terça-feira (20), dezenas de líderes da esquerda latino americana – entre eles o prêmio nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivez e o ex-presidente do Equador, Rafael Correa – fazem um apelo para que Ciro Gomes (PDT) renuncie à sua candidatura à Presidência do Brasil para apoiar Lula (PT).
“Ainda há tempo de reparar seu erro, companheiro Ciro. Dirija-se aos seus apoiadores agora e diga-lhes que a urgência da luta contra o fascismo não lhes deixa outra escolha a não ser apoiar a candidatura presidencial de Lula. Peça-lhes aquele voto, crucial para derrotar no primeiro turno o capitão (assim, com letras minúsculas) e seus esquadrões armados; crucial também para impedir a perpetuação no poder de um homem que exaltava a figura do canalha que torturou Dilma Rousseff”, diz o texto.
Na carta, divulgada no site do cientista político argentino Atilio Boron, os signatários dizem a Ciro que ele “não deve entrar na história do Brasil por aquela porta indigna, como a de um homem que, tendo lutado pelas boas causas de seu povo e alcançado importantes resultados, em uma instância crítica e decisiva para seu país comete um erro e abre as portas para um processo que semeia morte e destruição em seu país e que, sem dúvida, também o terá como uma de suas vítimas”.
“É por isso que a perplexidade que nos leva a escrever-lhe esta carta e que nos move a enviar-lhe esta mensagem fraterna porque é incompreensível para nós, na atual situação brasileira, sua insistência em apresentar sua candidatura presidencial para o primeiro turno das eleições presidenciais eleições no Brasil, neste 2 de outubro, que sem o menor exagero pode ser considerado um ponto de virada histórico. Por quê? Porque a escolha fundamental não será entre Jair Bolsonaro e Luis Inácio “Lula” da Silva, mas entre fascismo e democracia”.
Uma resposta para “Líderes progressistas latino americanos fazem apelo para que Ciro renuncie à sua candidatura para apoiar Lula”
Todos sabemos que não é uma questão dê escolha de uma candidatura ou outra, más uma questão de sobrevivência de uma democracia que custou muito sofrimento para O povo Brasileiro a sua conquista, tenho convicção que vossa excelência vai preferir a democracia. Tenho 74 anos dê idade, sei porque estou pedindo essa reflexão.