O Congresso dos Adolescentes foi oficialmente lançado pela Prefeitura de Belém, na tarde desta quinta-feira, 22. A ação faz parte do Fórum Permanente de Participação Popular do município, o ” Tá Selado“.
O lançamento foi realizado dentro da Festa Literária de Belém (Flibe), que está ocorrendo no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), e reuniu diversos adolescentes que irão participar das plenárias distritais, além dos congressos dos Adolescentes e da Cidade, para ajudarem a construir políticas de melhorias, de forma coletiva, para a capital paraense.
Construção coletiva – O objetivo da Prefeitura de Belém é reunir jovens entre 12 e 18 anos no Congresso dos Adolescentes. O estudante Denilson Alves, de 16 anos, morador do bairro Parque Verde, participou do lançamento. Conselheiro da cidade, Denilson ressaltou a importância do jovens construírem um futuro melhor de forma coletiva.
“A nossa luta é coletiva e fico feliz da prefeitura dar essa oportunidade para nós participarmos das decisões da cidade. Já temos algumas ideias e sugestões para debates, como a construção de bibliotecas públicas nas periferias”.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do evento. O gestor municipal destacou a importância do congresso reunir a representação de todos os bairros da cidade. “O Tá Selado já reuniu crianças e adolescentes em 2021. Mas a ideia, agora, é dar mais potência na participação deles. Por isso, com o apoio do Unicef, estamos lançando o Congresso dos Adolescentes”, explicou.
Exercer o direito de decidir – “Os jovens entre 12 e 18 anos estão convidados a participar de todo o processo. Todos os bairros de Belém devem ter representações. A juventude que sonha em ter o primeiro emprego, o jovens negros que sofrem com racismo, o indígena, todos estão convidados, seja do Combu, de Mosqueiro ou Cotijuba. O que cabe a mim, como prefeito, é coordenadar os debates técnicos e garantir os recursos e os elemento técnicos, já os adolescentes, como outro cidadão, devem exercer seu direito de decidir o que é prioridade”, declarou.
Durante o lançamento, foi explicado como serão feitas as 10 plenárias preparatórias, sendo 8 distritais e 2 específicas com migrantes refugiados Warao, no período de 18 de outubro a 18 de novembro, onde ocorrerá as escutas das demandas dos jovens e a eleição de conselheiros adolescentes.
Futuro feliz – Participante da plenária específica, como migrante Warao, Eva Baez, de 16 anos, comemorou a oportunidade de lutar por um futuro melhor. “Temos a grande oportunidade de falar sobre o que queremos. E esperamos muitas coisas, mas principalmente um futuro feliz”,comentou.
Parceria do Unicef – Na construção do Congresso dos Adolescentes, a Prefeitura de Belém conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A oficial da área de participação de adolescentes do Unicef, Rayanne Máximo, explicou que o Fundo vem preparando os jovens para o momento dos debates.
“E, hoje, com esse programa de participação popular da Prefeitura de Belém, é possível estimular esses adolescentes. Nós fizemos uma formação com eles para entender suas visões, para que possam entender de política pública”, comentou.
Serviço – O Congresso dos Adolescentes será realizado no dia 30 de novembro, às 17h30, no Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho.
Victor Miranda – Agência Belém