Profissionais de saúde que atuaram na pandemia são homenageados no Theatro da Paz

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou na noite desta terça-feira, 27, no Theatro da Paz, o espetáculo “Abraço”, uma homenagem aos profissionais de saúde que vêm atuando nos quase três anos de pandemia. A realização foi da Academia Paraense de Biomedicina (APBM) e apresentado pelo médico David Bichara.

Quem iniciou a apresentação foi o cantor Nilson Chaves, que lembrou do período que ficou internado por causa da covid-19 e agradeceu aos profissionais de saúde.

O espetáculo reuniu médicos, enfermeiros, biomédicos e outros profissionais da área, que lembraram os momentos de agonia, mas também as vitórias individuais e coletivas, como a vacinação organizada pela Prefeitura de Belém.

Para o prefeito Edmilson Rodrigues, “a homenagem dedicada aos profissionais de saúde é de grande importância, pois reafirma a necessidade de fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) e, ao mesmo tempo, a de investimentos em ciência e tecnologia. Quero agradecer aos servidores públicos municipais, que sob o comando do doutor Maurício Bezerra (secretário municipal de Saúde), aqui homenageado também, deram exemplo para o Brasil e para o mundo. E quando se trata de salvar vidas, nós fazemos investimentos”.

Ele afirma que Belém é exemplo de imunização contra a covid-19 e outras doenças. “Todas as vidas salvas foram fruto de esforços profissionais e mesmo as que não foram salvas, nenhuma ficou sem atenção do sistema (SUS), dos nossos profissionais e da competência do maior esforço para mantê-las vivas”.

A Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA) fez uma apresentação especial no palco do Theatro. Outro momento de destaque e emocionante foi o abraço, no palco, de representantes de mais de 14 profissões que atuaram durante a pandemia, como os técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e outros. A infectologista Helena Brígido celebrou o momento especial.

“É um grande alívio podermos dizer que estamos dando um abraço em alguém sem máscara, que estamos conversando perto sem máscara, é algo que esperávamos muito. Nós, profissionais de saúde, não ficamos sem precisar ir trabalhar e estivemos muito próximos, vimos muita dor, mas também muita alegria de pessoas tendo alta, retornando para casa, isso para nós é uma grande celebração em reunir todos os conselhos e profissionais de saúde de diversas áreas”, frisou a infectologista.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Maurício Bezerra, ressaltou a importância do trabalho dos servidores municipais durante esse período.

“As homenagens que recebemos, faço questão de estendê-las a cada um dos trabalhadores da Sesma e, em especial, aos de toda a Prefeitura de Belém, mobilizados pelo prefeito para que fizéssemos de forma mais eficiente possível o combate à pandemia e a prevenção da doença, por meio da vacinação. Nós conseguimos um bom resultado e tudo isso se deve a muitos fatores, sobretudo, à dedicação, ao empenho e esforços dos trabalhadores da saúde”, concluiu o secretário Maurício Bezerra.

Victor Miranda – Agência Belém
Fotos: Marcos Barbosa

Deixe uma resposta