Lula vence com grande vantagem no Pará; destaque é para a região do Marajó

Depois de divulgados os resultados do primeiro turno das eleições, Lula discursou dizendo que gostaria de apurar os resultados regionais para ver em que lugares ele precisa ampliar sua votação. Pois bem, com o resultado do Pará, o petista ficaria satisfeito. Isso porque no estado, Lula ganhou com diferença de 12 pontos em relação ao segundo colocado, Jair Bolsonaro. Segundo o site do TRE, Lula obteve 52,22% dos votos, contra 40, 27% de Jair Bolsonaro.

A apuração mostrou ainda que o ex-presidente ganhou em 107 municípios do Pará contra 37 em que venceu Jair Bolsonaro. A vitória petista inclui a capital Belém, onde a chapa obteve 45,74% dos votos válidos, contra 43,21% dos bolsonaristas. Simone Tebet, a terceira colocada, ficou com 4,36 % dos votos válidos no Pará, enquanto o quarto, Ciro Gomes, obteve 2,48%.

Marajó

Levantamento divulgado pelo G1 mostra que os municípios do Pará que deram vitória a Lula concentram-se mais à região Norte do Estado, enquanto na região Sul concentram-se aqueles em que Bolsonaro venceu. A vitória petista tem destaque na região do Marajó, onde a vantagem foi ampla nos maiores colégios eleitorais: em Soure, Lula teve 72,31% contra 20,90% de Bolsonaro; em Cachoeira do Arari 75,80% votaram no petista enquanto apenas 17,87% votaram no atual presidente; em Breves Lula venceu com 60,26% contra 33,14% de Bolsonaro e em Portel 63,76% ficaram com o ex-presidente contra 29,81% do segundo colocado Jair Bolsonaro.

Vitória histórica de Helder

Helder Barbalho reelegeu-se governador do Estado com a maior votação do Brasil. Com 70, 41%, ele é o candidato ao governo com mais votos conquistados em toda a história. Zequinha Marinho, o segundo colocado bolsonarista, obteve apenas 27, 13%.

Beto Faro vence de virada

A esquerda também pode comemorar no Pará a vitória de virada de Beto Faro ao Senado Federal. O candidato, que segundo as pesquisas de intenção de voto iniciou a campanha atrás do segundo colocado Mário Couto, da chapa bolsonarista, cresceu ao longo dos dias, encorporando ambos os apoios de Helder Barbalho e Lula, o que resultou em sua vitória com 42,55% dos votos, contra 35,47% de Mário Couto.

Com informações de G1, DOL e TSE. Por Ju Abe.

Deixe uma resposta