Adolescentes de Outeiro apresentam demandas em plenária do Tá Selado

Responsabilidade e cidadania: adolescentes de Outeiro começam a decidir as políticas públicas para a ilha (Fotos: Amarílis Marisa)

Com a presença de aproximadamente 300 adolescentes, o Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado realizou, na tarde desta terça-feira, 25, na Escola Bosque (Outeiro), uma plenária preparatória para o Congresso dos Adolescentes.

Participaram adolescentes dos bairros do Distrito Administrativo de Outeiro (Daout). O Fórum será em dezembro.

A plenária (mediada pelos próprios jovens conselheiros, que já fazem parte do programa desde 2021) foi dominada por discussões acerca das demandas prioritárias para a Ilha de Caratateua.

Emoção – “Eu estava muito nervosa, pois esse foi um dia muito emocionante pra mim”, afirmou Sofia Wendy, 14, uma das conselheiras que conduziram a plenária na Escola Bosque. “Durante esse tempo que eu estou no Tá Selado, aprendi muito sobre participação popular e, hoje, pude apresentar um pouco do que aprendi para esses outros adolescentes aqui. Fiquei muito feliz”.

Nova rodada – Com a eleição de 23 novos conselheiros, a plenária desta terça-feira iniciou uma nova rodada de plenárias distritais, que antecede o Congresso dos Adolescentes e ocorreu quatro dias após o Congresso Maíri das Crianças. O Maíri reuniu a criançada das ilhas e dos bairros de Belém para promover participação cidadã e debater os problemas da cidade.

Dentre as demandas mais discutidas pelas crianças e adolescentes, estão Saneamento Básico, Transporte Público e Segurança.

Para Miquéias Sampaio, 14 anos, um dos conselheiros eleitos por aclamação no decorrer da plenária, a entrada dele e dos demais adolescentes para o programa poderá ajudar na busca pela resolução de problemas nos bairros onde moram.

‘’Fui eleito conselheiro e fiquei muito feliz com isso, né? Eu moro no bairro da Água Cristalina e uma demanda urgente pra gente e pra vários outros bairros da ilha é o asfalto. Muitas ruas precisam ser asfaltadas e como conselheiro sempre vou levantar essa questão‘’, afirmou Miquéias.

Calendário – Serão realizadas plenárias preparatórias distritais para debater e indicar as propostas de prioridades de cada bairro por distrito. E também para eleger novos representantes de cada distrito/bairro, para compor o Conselho Distrital de Adolescentes de Belém. As reuniões preparatórias começaram nesta terça-feira no Daout e irão encerrar no dia 23 de novembro na Ilha de Cotijuba.

“Estamos agora numa nova jornada, com estas plenárias distritais para tirar novos conselheiros”, informou Chrystiane Carmo, da coordenação do Tá Selado. “Esse é o momento em que a Prefeitura de Belém, o governo da nossa gente, oportuniza a nossos adolescentes representar a cidade e dizer quais suas vontades e seus anseios”.

Para saber mais sobre o calendário das próximas plenárias, basta acessar a plataforma do programa.

Texto: Jordana Ayres, via Agência Belém. 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading