Prefeitura emite nota de alerta para possível aumento de casos da covid-19

A Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) liberou a nota técnica N° 17/2022, que alerta para um possível aumento dos casos da Covid-19 na capital.

A nota é um alerta para profissionais de saúde das instituições públicas e privadas e para a população em geral sobre um possível crescimento dos casos do vírus SARS-Cov-2.

A Sesma observou um aumento de atendimentos de pessoas com sintomas gripais na rede de saúde do município. A causa podem ser as grandes festividades culturais e religiosas que ocorreram recentemente no município de Belém, com alta circulação de pessoas. Além disso, houve flexibilização das medidas de distanciamento social e relaxamento no uso da etiqueta respiratória para evitar a propagação da covid-19.

Testes – A Sesma orienta que, em caso de sintomas gripais há pelo menos três dias (como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos) a população deve realizar teste para detecção de covid-19.

A Sesma disponibiliza testes rápidos em sete Unidades Municipais de Saúde (UMS), com funcionamento 24h, além das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e nos hospitais de Pronto-Socorro do Município. Casos leves e moderados devem buscar atendimento nas UMS e os graves nas UPAS e Prontos-Socorros.

A Sesma segue também disponibilizando leitos para os pacientes com sintomas graves da covid-19, e que precisam de hospitalização, no Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico (leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva).

Vacina – A vacina contra a covid-19 segue disponibilizada nas salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde e nos pontos de vacinação nos hospitais militares (Exército, Marinha e Aeronáutica) e nas universidades (Fibra, Unama e Unifamaz).

A Sesma continua orientando a adoção de medidas de higiene e etiqueta respiratória, como higienizar as mãos com álcool 70% ou com água e sabão com frequência. Em caso de manifestações de sintomas gripais, é necessária a utilização de máscara, que segue sendo obrigatória dentro de instituições de saúde públicas e privadas.

Veja onde fazer teste da covid-19:

•Casos leves e moderados:

Unidades Municipais de Saúde (UMS): Jurunas, Tapanã, Icoaraci, Bengui I, Baía do Sol, Carananduba, Cotijuba e Outeiro.

•Casos graves:

Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS): Sacramenta, Jurunas, Marambaia, Terra-Firme e Icoaraci.

Hospital Humberto Maradei e Pronto-Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinoti.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading