Globo divulga regras e ordem dos sorteios no último debate presidencial das eleições 2022

Lula e Bolsonaro, durante debate da Band (Foto: Arte/O Globo)

Será transmitido pela TV Globo nesta sexta-feira (28), às 21h30 (de Brasília), o último debate entre os candidatos à presidência da República nas eleições 2022. Um dos momentos mais esperados e com potencial de gerar grande impacto no resultado final das eleições, a expectativa é de que a sabatina quebre todos os recordes de audiência da emissora.

Por cerca de duas horas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) debaterá as propostas para o país com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto.

 

Veja as regras

Quantos blocos?

A Globo divulgou que o debate terá cinco blocos, com o primeiro e o terceiro de temas livres, com duração de 30 minutos cada. Cada candidato terá 15 minutos e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro abre o primeiro bloco e Lula, o terceiro.

Já o segundo e o quarto blocos serão de temas pré-determinados e terão duração total de 20 minutos, com dois debates de 10 minutos. Os temas serão escolhidos pelos candidatos entre os seis oferecidos pela TV Globo em um telão.

Quanto tempo de resposta tem cada candidato?

No segundo e no quarto blocos, cada candidato terá cinco minutos para debater e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Cada tema só poderá ser escolhido uma única vez. No segundo bloco, Lula inicia as perguntas. No quarto bloco, quem começa é Bolsonaro.

No quinto bloco, os candidatos farão suas considerações finais. Lula será o primeiro e Bolsonaro, o segundo. A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco, assim como as considerações finais, foi definida por sorteio com a presença de representantes dos partidos.

Como assistir?

O debate será mediado pelo jornalista William Bonner e será transmitido diretamente dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. A transmissão será feita ao vivo simultaneamente pela própria emissora, GloboNews e portal G1.

Também será possível acompanhar o evento ao vivo pelo aplicativo Globoplay, no Brasil e no exterior.

Com informações de Infomoney. Edição Ju Abe. 

Deixe uma resposta