O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou de reunião para definir o planejamento estratégico para o desenvolvimento da cooperação entre a Prefeitura de Belém e Organização das Nações Unidas (ONU) para o programa ONU Mulheres sobre Economia do Cuidado.
O encontro foi realizado de modo on-line, na tarde desta segunda-feira, 31, com o consultor de planejamento do programa, Luís Sérgio Vieira.
Belém foi o primeiro município do Brasil a receber o escritório ONU Mulheres, que visa a promover justiça social para as mulheres cuidadoras. A cooperação foi assinada em maio de 2022.
Oportunidade para mulheres que cuidam
O Programa tem o objetivo de buscar a dignidade, direitos e oportunidades justas para as mulheres que desenvolvem atividade de cuidado em Belém, seja remunerado ou não. Estes cuidados incluem afazeres domésticos; compras no supermercado; preparo de refeições; e educação e cuidado de crianças, pessoas idosas e com deficiência.
O consultor de planejamento do programa, Luís Sérgio Vieira, realiza diversas entrevistas e encontros com os representantes da Prefeitura e da ONU, visando a alinhar o planejamento do programa.
Durante o encontro online com o prefeito Edmilson Rodrigues, o consultor destacou três perguntas envolvendo o projeto: como o que espera sobre o programa; qual a ação que ele busca; e como é vista essa parceria entre a Prefeitura e outras instituições.
Política da economia do cuidado
O prefeito destacou a importância de o projeto envolver secretarias e, principalmente, as coordenadorias, como a Antirracista (Coant), da Mulher (Combel) e da Diversidade Sexual (CDS).
“Belém é a primeira cidade do Brasil a instalar a ONU Mulher, com o objetivo de desenvolver um política na economia do cuidado. Eu espero que possamos dar esse salto e aprofundar mais os objetivos”, informou Edmilson Rodrigues.
Victor Miranda – Agência Belém