As obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) avançam também no conjunto habitacional e comercial que vai abrigar remanejados de áreas de canais e impactados pelas obras. Serão 224 unidades habitacionais e 44 boxes comerciais divididos em 14 blocos de quatro andares, com quatro apartamentos por andar.
As obras do Conjunto Habitacional e Comercial foram iniciadas em janeiro deste ano. Avaliadas em R$ 33.037.722,98, com financiamento do BID, as obras beneficiarão 984 pessoas pertencentes a famílias remanejadas. Até o final do ano, 60% das obras já deverão estar concluídas, com a execução total dos 44 boxes comerciais e dois blocos habitacionais.
O Conjunto fica localizado na Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Avenida Bernardo Sayão e Travessa Honório José dos Santos, no bairro da Condor. Entre outras comodidades, os moradores contarão com área de lazer, duas churrasqueiras, dois playgrounds, academia ao ar livre, central de resíduos, reservatório elevado e cisterna e 91 vagas de estacionamento com acessibilidade PCD.
Em outubro deste ano, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério da Economia elogiaram a atuação nas obras e no comprometimento com o cronograma de serviços e prazos da Prefeitura de Belém no Promaben. Em janeiro de 2021, apenas 3% da obra havido sido executada, e com o trabalho feito em cerca de 20 meses, a Prefeitura de Belém já atingiu 46% da meta.
“Não é um plano de saneamento simplesmente, mas é de urbanização no sentido global, arborização, implantação de vias modernas, de ciclovias, áreas de lazer e tratamento de esgoto, além de moradia para as pessoas que eventualmente tenham que ser remanejadas por necessidade da obra”, explicou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em 2021 sobre o Programa de Saneamento da Estrada Nova.