Fórum – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite de segunda-feira (14) no Egito para participar da Conferência do Clima da ONU, a COP27, e nesta terça-feira (15) já se reuniu com representantes dos Estados Unidos e China, as duas maiores economias do mundo.
O primeiro encontro do petista foi com John Kerry, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos e enviado pelo governo do país à COP. Depois, o futuro mandatário esteve com Xie Zhen Hua, Alto Representante chinês para o clima. Ambas as reuniões foram feitas a portas fechadas e o conteúdo dos encontros não foi divulgado.
Através das redes sociais, Lula divulgou fotos em que aparece com Kerry e Zhen Hua “no debate climático da COP27”.
Me reuni agora há pouco com @JohnKerry, dos EUA, e Xie Zhenhua, da China, que representam seus países, as duas maiores economias do mundo, no debate climático na #COP27.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/njuGN0WkRK
— Lula (@LulaOficial) November 15, 2022
Antes da reunião, Kerry havia afirmado, em entrevista, que estava “animado” para se encontrar com Lula e que espera uma “guinada” do Brasil na questão ambiental. “Estamos animados para trabalhar com ele e confiantes de que faremos tudo o que podemos [para preservar a Amazônia]”, disse o estadunidense, que já se reuniu, na COP, com a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP).
Marina, inclusive, já se encontrou com Lula nesta terça-feira. O presidente eleito divulgou uma foto com a ex-ministra através das redes sociais e escreveu: “No Egito, conversando com a Marina Silva sobre a participação da sociedade civil brasileira na #COP27. O Brasil voltará a ser referência questão climática mundial”.
Lula está no Egito acompanhado de aliados, membros de sua equipe de transição e políticos de diferentes partidos, entre eles o ex-ministro Fernando Haddad (PT), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), entre outros.