Jornalistas são agredidos por extremistas de direita em Belém; Sinjor repudia ataques

Uma equipe do Jornal OLiberal foi hostilizada, ameaçada e agredida enquanto fazia a cobertura do ato antidemocrático na avenida Almirante Barroso, em Belém, nesta terça-feira (15), feriado nacional do Dia da Proclamação da República.

As agressões partiram de extremistas de direita acampados em frente ao 2º Batalhão de Infantaria de Selva, desde o dia 31 de outubro. Os golpistas não  aceitam o resultado das eleições democráticas no país e pedem Intervenção militar.

Nota de repúdio

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) e a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa e Expressão da Ordem dos Advogados do Pará (OAB-PA) repudiaram as agressões. Leia na íntegra.

O Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) vem publicamente repudiar as agressões sofridas pela equipe de reportagem do jornal O Liberal e portal oliberal.com na manhã desta terça-feira, dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. Os jornalistas Thiago Gomes e Fabrício Queiroz foram hostilizados, ameaçados e agredidos pelos manifestantes do ato antidemocrático realizado em Belém, na frente do 2° Batalhão de Infantaria de Selva (2°BIS).

Enquanto faziam a cobertura jornalística, os repórteres foram expulsos e xingados pelos manifestantes. Quando estavam se retirando do local, o repórter fotográfico Thiago Gomes teve o celular tomado por duas vezes pelos manifestantes que tentavam impedir o registro dos acontecimentos. Thiago também levou um soco na costa e um chute.

O presidente do Sinjor-PA, Vito Gemaque, e o presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA, Mauro Vaz, acompanharam os jornalistas na Seccional da Polícia Civil na Marambaia para elaboração de Boletim de Ocorrência.

O Sinjor-PA e a Comissão da OAB continuarão acompanhando a apuração do caso pelos órgãos de segurança para identificar os suspeitos e responsabilizá-los. A diretoria do Sindicato solicita providências urgentes por parte do governo do Estado para impedir esses excessos antidemocráticos que tem se repetido constantemente no Pará e, ao mesmo tempo, reivindica dos veículos de comunicação a garantia para que os jornalistas possam exercer livremente a atividade profissional, com a devida segurança e respeito à integridade física.

Essas atitudes coercitivas e autoritárias não irão intimidar e nem calar o jornalismo crítico e profissional!

Belém, 15 de novembro de 2022.

Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará (SINJOR-PA)
Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading