Lula é ovacionado durante discurso na COP27. Créditos: Ricardo Stuckert
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso histórico na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Clima, a COP 27, no Egito, nesta quarta-feira (16), e foi ovacionado pela plateia aos gritos de “o Brasil voltou”.
A frase, inclusive, foi dita por mais de uma vez por Lula durante o seu discurso, marcado pelo comprometimento do governo a ser iniciado em janeiro de reduzir o desmatamento, combater e fome e se esforçar por uma cooperação global abarcando os dois problemas.
“Quero dizer que o Brasil está de volta. Está de volta para reatar os laços com o mundo e ajudar novamente a combater a fome no mundo (…) Voltamos para ajudar a construir uma ordem mundial pacífica, assentada no diálogo, no multilateralismo e na multipolaridade. Voltamos para propor uma nova governança global”, disse o presidente eleito.
Lula afirmou ainda que sua volta à presidência “é também para cobrar aquilo que foi prometido na COP15”, fazendo referência aos acordos para frear as mudanças climáticas feitos na Conferência do Clima de Copenhague, em 2009, da qual participou. Neste momento, a plateia reagiu aos gritos de “O Brasil voltou”.
O auditório da ONU na COP27 estava totalmente lotado para o discurso de Lula. Ao longo de sua fala, o presidente eleito fez questão de destacar que “a luta contra o aquecimento global é indissociável da luta contra a pobreza e por um mundo menos desigual e mais justo” e ainda propôs uma reforma no Conselho de Segurança da ONU e uma nova governança mundial.
“Voltamos para ajudar a criar uma ordem mundial pacífica, assentada no diálogo, no multilateralismo e na multilateralidade. Voltamos para propor uma nova governança global. O mundo de hoje não é mais o mesmo de 1945. É preciso incluir mais países no Conselho de Segurança da ONU e acabar com o privilégio do veto”, disse.
O presidente eleito, entre outros pontos de destaque em seu discurso, prometeu se esforçar para que seu governo zere o desmatamento no Brasil até 2030 e informou que ofereceu o Brasil para sediar a COP30, em 2025, em um estado amazônico.
“Seremos cada vez mais afirmativos diante do desafio de enfrentar a mudança do clima, alinhados com os compromissos acordados em Paris e orientados pela busca da descarbonização da economia global. Enfatizo ainda que em 2024 o Brasil vai presidir o G20. Estejam certos de que a agenda climática será uma das nossas prioridades”, declarou.
🚨AGORA: Após Lula dizer que a sua volta também é para cobrar o que já foi prometido, plateia aplaude e grita: “O Brasil voltou”. #COP27 pic.twitter.com/lhV48hKlGe
— CHOQUEI (@choquei) November 16, 2022
Por Revista Forum.