Servidores da Câmara Municipal de Belém recebem o projeto “A Previdência É Nossa!”

A vereadora Nazaré Lima (PSOL) destacou a importância de a nova gestão ensinar tanto sobre um tema fundamental para o presente e o futuro dos servidores (Agência Belém).

Servidores públicos efetivos da Câmara Municipal de Belém participaram, nesta terça-feira (22), da programação do projeto A Previdência É Nossa, organizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). Realizado no Salão Plenário “Lameira Bittencourt”, na sede da Câmara Municipal de Belém (CMB), o evento contou com realização de palestras para compartilhar informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Foi o décimo oitavo encontro do projeto, iniciado em abril deste ano, com o objetivo de levar a educação previdenciária aos servidores efetivos municipais. Estes servidores contribuem para o RPPS de Belém, gerido pelo IPMB, responsável por assegurar os proventos aos aposentados e pensionistas do Poder Legislativo Municipal.

Os vereadores Nazaré Lima e Fernando Carneiro estiveram presentes ao evento. A abertura da programação foi realizada pela assistente social Gisele Batalha, coordenadora do projeto. Em seguida, foi  feito um breve histórico do surgimento da Previdência Municipal pelo diretor do Núcleo Setorial de Planejamento do Instituto, Marvyn Valente.

Dados previdenciários

A presidente do IPMB, Edna D’Araújo, apresentou aos servidores dados atualizados das despesas do RPPS com folha de pagamento de aposentados e pensionistas; arrecadação para pagamento das aposentadorias e pensões; e aporte financeiro do ente municipal, entre outras informações.

“Esse projeto foi idealizado por mim, porque nós (servidores efetivos) ainda conhecemos pouco a Previdência, pois nunca antes foi interessante socializá-la conosco”, considerou Edna. “Eu, servidora efetiva do Instituto, também não tinha acesso a essas informações. Após me apoderar delas, percebi que isso não poderia ficar só comigo. Meus colegas também precisavam e tinham o direito de saber também”, explicou a presidente do IPMB.

Ao final do encontro, um vídeo sobre o aplicativo de celular Meu RPPS (ferramenta tecnológica que disponibiliza diversos serviços aos servidores municipais, aposentados e pensionistas) foi exibido na programação.

“Por meio desse aplicativo, em breve os servidores, aposentados e pensionistas poderão realizar o Censo Previdenciário, que também poderá ser feito via plataformas digitais do IPMB e da Prefeitura Municipal de Belém, pois o Censo Previdenciário será 100 por cento on-line”, ressaltou Edna D’Araújo.

Iniciativa positiva

Para a vereadora Nazaré Lima, a iniciativa do IPMB é positiva e de grande valia para o servidor: “É muito bom saber como estão as coisas na Previdência Municipal de Belém, para que a gente possa não só se precaver sobre nossos direitos, mas também lutar a favor dela (Previdência)”, destacou Nazaré.

O vereador Fernando Carneiro observou que, em todos esses anos de atuação como parlamentar, ainda não havia visto uma ação como a do IPMB. “Essa iniciativa deve ser valorizada. Quero agradecer à presidente Edna pela coragem de vir até aqui, de peito aberto, para tratar de assuntos diversos, inclusive de questões ‘espinhosas’”, ressaltou.

Para os servidores, o evento representou um momento histórico na Casa Legislativa.

“Há muito tempo, o IPMB não fazia uma visita institucional à Câmara”, comentou o advogado da CMB, Pedro Cavalero, servidor do órgão. “O evento foi muito importante para chamar nossa atenção quanto à perspectiva de manter o Instituto, tanto no lado financeiro quanto no lado previdenciário. Isso possibilita aos servidores ter mais transparência e mais controle social quanto ao dinheiro que é descontado da nossa remuneração mensalmente, o que só é possível graças a essa gestão que se dispõe a discutir, ouvir críticas e sugestões, para que cada vez mais a aposentadoria deixe de ser considerada ‘um peso’ e sim um direito”.

“Achei ótima a iniciativa. Foi a primeira vez que vi o IPMB vir até a Câmara para tratar da Previdência. Espero que esse projeto venha a beneficiar cada vez mais o nosso futuro”, destacou Ana Laura Nunes dos Santos, servidora da CMB há 38 anos.

Texto: Walrimar Santos, via Agência Belém.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading