As obras do Canal de Descarga da Caripunas e da Avenida Bernardo Sayão já estão quase prontas. A obra está orçada em R$ 32 milhões, incluindo os serviços. O prefeito Edmilson Rodrigues, arquiteto e urbanista, destaca a importância dessa obra para Belém:
“Essa é a maior obra de infraestrutura da cidade. É um grande investimento, todo o projeto foi refeito para modernizar o sistema de drenagem. Aqui, nós teremos a saída das águas da Bacia da Estrada Nova, com as comportas que possibilitarão não ter mais alagamentos, beneficiando Jurunas e parte da Cidade Velha e Batista Campos”, declarou o prefeito.
O Canal de Descarga está programado para ser entregue no Aniversário de Belém, dia 12 de janeiro. As obras entram agora em reta final de acabamento.
“O Canal, as comportas e o Poço de Visitação, que vai ligar a drenagem da rua até o canal, já estão prontos, agora é terminar urbanização, asfaltamento, colocação de grama, disponibilização de equipamentos de ginástica ou brinquedos, para uma área de lazer em frente ao canal”, enumera o coordenador-geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.
O Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar vai beneficiar diretamente 30 mil moradores, que, hoje, vivem em áreas sujeitas a alagamentos, no bairro do Jurunas, e mais de um milhão de moradores de Belém, indiretamente, com a diminuição dos alagamentos também nos bairros da Condor e Cremação e partes da Cidade Velha, Batista Campos e Nazaré.
As obras do Canal de Descarga da Caripunas e da Avenida Bernardo Sayão já estão chegando aos 100%, faltando apenas a urbanização do entorno. Essa obra faz parte do programa de saneamento da Estrada Nova, que abarca um conjunto de obras de saneamento, moradia e urbanização. + pic.twitter.com/rIr2PcLGLD
— Edmilson Rodrigues (@EdmilsonPSOL) November 24, 2022