Moraes rejeita ação golpista e multa PL em 22 milhões

Secom/ TSE

O ministro e presidente do TSE Alexandre de Moraes, rejeitou nesta quarta-feira (23) a ação de teor golpista apresentada pelo PL, partido de Jair Bolsonaro, que pedia a anulação de votos em mais de 279 mil urnas no segundo turno das eleições. Moraes ainda determinou multa de R$ 22 milhões por litigância de má-fé e a suspensão do Fundo Partidário dos partidos que integram a coligação Pelo Bem do Brasil, de Bolsonaro.

O processo do PL foi apresentado na quinta (22) com base em um relatório sobre suposta “falha” em cinco dos seis modelos de urnas usadas na votação — o que foi rebatido por especialistas consultados pelo próprio TSE e pelo site UOL.

O ministro mandou ainda a Corregedoria-Geral Eleitoral instaurar um procedimento administrativo por desvio de finalidade. A investigação vai apurar “possível cometimento de crimes comuns e eleitorais” referentes às condutas de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e Carlos Rocha, engenheiro responsável pelo relatório que baseou a ação do PL. O ministro também mandou incluir os dois no inquérito das milícias digitais, em tramitação no STF.

Veja um trecho da ordem.

Com informações de UOL. Edição de Ju Abe.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading