Ação de limpeza e lavagem garante mais salubridade aos feirantes e frequentadores do Ver-o-Peso

Foram recrutados 25 agentes da limpeza urbana da Sesan, que ficaram responsáveis por fazerem uma limpeza completa em todos os setores do Ver-o-Peso (Imagens: João Gomes/ Comus).

O complexo do Ver-o-Peso, maior feira a céu aberto da América Latina, recebeu neste domingo, 27, uma ação de limpeza e lavagem da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

A ação foi executada pela Sesan e também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Guarda Municipal (GMB) de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ordem Pública da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Programa de Participação Cidadã Tá Selado/Ver-o-Peso.

A iniciativa foi uma determinação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que tem ressaltado o empenho da Prefeitura de Belém na melhoria estrutural do Ver-o-peso, que é o principal setor de comercialização de alimentos regionais e produtos tradicionais da capital paraense e o cartão postal mais famoso da cidade.

“Queremos um projeto global para o Ver-o-Peso, onde possamos fazer algo no Mercado de Carne, no Mercado de Ferro e no Complexo. Vamos montar uma força-tarefa para ouvir todos os setores e fazer um programa de necessidade em toda a área do Ver-o-Peso”, afirmou o prefeito.

Limpeza

Foram recrutados 25 agentes da limpeza urbana da Sesan, que ficaram responsáveis por fazerem uma limpeza completa em todos os setores do Ver-o-Peso.

Estrutura

A ação foi iniciada neste domingo, 27, e continua até esta segunda-feira, 28, com o objetivo de deixar os espaços mais salubres para permissionários e frequentadores da feira. A operação, de caráter emergencial, conta com um carro-pipa, que realiza a lavagem em hidrojato no piso e escadarias, e uma caminhão de coleta de resíduos sólidos.

A permissionária do Ver-o-Peso há mais mais de 25 anos, Mônica do Socorro, diz que o espaço enfrenta sérios problemas com a limpeza pública há vários anos. “Os antigos prefeitos nunca fizeram nada pela limpeza do Ver-o-Peso. Ações de limpeza como essa são bem-vindas”.

O também permissionário do Ver-o-Peso, José Corrêa da Silva, aprovou a iniciativa e fez um apelo. “Nós, do povo, também temos que ajudar a prefeitura a deixar a nossa feira limpa. Temos que preservar essa limpeza”.

Belém Bem Cuidada

Essa é mais uma ação do programa de saneamento básico da prefeitura, o Belém Bem Cuidada, que busca mudar o cenário de abandono e sujeira vivenciado pela cidade por 16 anos. O programa leva mais pavimentação para as vias e limpeza de canais e ruas de Belém.

Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém. 

Deixe uma resposta