Em 2022, Belém foi incluída na tendência turística do Ministério do Turismo

Prefeitura realizou a revitalização geral do Complexo Ver-o-Rio, um dos pontos turísticos da capital paraense (Foto: Marcos Barbosa/ Comus/ PMB)

A Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) desenvolve projetos que ajudam a fomentar o turismo na atual gestão do prefeito Edmilson Rodrigues.

Nestes dois anos de gestão, as ações institucionais promovidas pela Prefeitura de Belém foram de extrema importância para reposicionar e incluir a capital paraense na agenda positiva do Ministério do Turismo, que indicou a cidade como tendência turística do ano de 2022.

O coordenador municipal de Turismo, André Cunha, explica que prioritariamente foi feito um planejamento e em seguida implantadas ações, que promovem estratégias de desenvolvimento turístico, entendendo o cenário, tornando as políticas públicas mais aderentes às necessidades da região.

“Trabalhamos na construção de infraestruturas logísticas e de recepção turística, organização de eventos turísticos, facilitação, capacitação e gestão de operações de fiscalização de prestadores de serviços e utilização de inquéritos, como ferramenta de atração de investimento no setor”, afirma Cunha.

Turismo Cinco Estrelas

A execução do projeto de qualificação, Turismo Cinco Estrelas, inclui temas inovadores com foco na excelência do atendimento aos visitantes de Belém.

Cursos de qualificação são ofertados gratuitamente aos profissionais do turismo e pessoas que desejam integrar o setor, ou que atuam na região das ilhas de Belém, sendo um importante vetor de desenvolvimento social e econômico das ilhas.

Após a conclusão do curso é disponibilizado um certificado e periodicamente a Belemtur realiza o acompanhamento dos estabelecimentos que integraram o projeto. Cinco cursos já foram disponibilizados durante o projeto: combate ao incêndio e primeiros socorros, manipulação de alimentos, preservação e sustentabilidade, descarte e separação do lixo e atendimento ao público.

Postos de Informações Turísticas 

PIT é o primeiro canal de interação do turista com a cidade. A Belemtur está presente com três postos de informações em pontos turísticos estratégicos em Belém: Solar da Beira (Complexo do Ver-o-Peso), Ver-o-Rio e Terminal Hidroviário Ruy Barata.

As unidades permitem o acesso às principais informações relacionadas à cadeia turística da cidade de Belém e também é possível acessar o mapa turístico de Belém digital, através de um QRCODE.

Reforma do Complexo Turístico Ver-o-Rio 

A revitalização do Ver-o-Rio foi entregue à população no primeiro semestre deste ano, contemplando área de recreação infantil, placas de sinalização, pintura, recuperação de piso, nova iluminação, limpeza e segurança.

Localizado no coração de Belém e conhecido carinhosamente pela população local como Janela para o Rio, esse importante ponto turístico recebeu investimentos para que seus espaços fossem revitalizados e ter o aproveitamento, turístico, econômico e cultural para a capital paraense.

Criação da Secretária Municipal de Turismo

Com o desenvolvimento do cenário turístico atual na região amazônica e a implementação do projeto de turismo de Belém, a Coordenadoria Municipal de Turismo concluiu as etapas necessárias para se tornar secretária, visando fomentar, implantar e executar projetos e ações de desenvolvimento do turismo no município.

“Esta promoção como secretaria será um grande sucesso para o setor do turismo em Belém, pois permitirá que cada vez mais técnicos especializados promovam e desenvolvam o turismo em Belém”, explica André Cunha.

Festival Gastronomia das Ilhas 

O objetivo do festival é promover a cadeia econômica da gastronomia e do turismo na região das ilhas da capital paraense, que desde 2015 detém o título de “Cidade da Gastronomia Criativa”, concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O Festival ocorre periodicamente e durante o ano de 2022 as Ilhas do Combu, Mosqueiro e o distrito de Icoaraci sediaram o evento, que valoriza a culinária e a cultura local, ofertando pratos regionais a preços acessíveis.

Festival Gastronomia nas Ilhas ofertou produtos regionais, que incluiu entrada, prato principal e sobremesa (Agência Belém)

Turismo Acessível

A acessibilidade é um fator muito importante no desenvolvimento da cidade e traz benefícios econômicos e sociais para Belém. A Belemtur se esforça continuamente para tornar os destinos, produtos e serviços acessíveis a todos e todas, independentemente de limitações físicas ou mentais, deficiências ou idade, realizando eventos em pontos turísticos do município com programação inclusiva.

Texto: Kamila Santos, via Agência Belém. 

Deixe uma resposta