“Prioridade é a periferia”, diz coordenador do programa de saneamento da Bacia da Estrada Nova

Coordenador do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova, o Promaben, Rodrigo Rodrigues deu entrevista à série do Youtube “Mangcast”

O entrevistado do terceiro episódio da série do Yotube “Mangacast”, programa conduzido pelo jornalista Madson Sousa, foi Rodrigo Rodrigues, engenheiro sanitarista e coordenador do programa de macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova da Prefeitura de Belém, o Promaben.

A série trata sobre assuntos de utilidade pública da metrópole da Amazônia, e por isso, o convidado foi questionado sobre diversos temas que permeiam o Promabem, cujo objeto principal é o saneamento da Bacia da Estrada Nova, um dos mais críticos pontos de alagamentos de Belém.

Segundo explicou Rodrigo, as ações do Promaben abrangerão principalmente os bairros da Condor, Jurunas e Cremação. O programa faz parte do que , segundo o engenheiro, se trata de uma decisão política em priorizar áreas periféricas, por parte da Prefeitura de Belém.

“O Promaben é o reflexo da visão de governo do prefeito Edmilson. O prefeito Edmilson, ele prioriza a periferia. As áreas periféricas da nossa cidade, desde os dois primeiros mandatos, há anos atrás e agora, são as áreas mais beneficiadas. A gente faz investimento onde precisa. Eu não tô dizendo que não faz nas outras áreas. Mas a prioridade é onde precisa”, disse Rodrigo.

O coordenador acrescentou que o próprio programa é reflexo desta escolha da gestão de Edmilson Rodrigues pelas áreas periféricas, que são estatisticamente comprovadas como as regiões que mais necessitam de políticas públicas: “o Promaben, dentro da bacia da Estrada Nova, ele é reflexo disso (priorização das áreas periféricas). A gente olha pro miolo do Jurunas, por exemplo, é um aglomerado urbano, densidade populacional altíssima, infelizmente uma baixa taxa de distribuição de renda. Se a gente for analisar os dados estatísticos do IBGE, que fica do lado, por exemplo, do bairro da Batista Campos, que tem uma densidade populacional menor e uma distribuição de renda muito maior. Então, é até satisfatório pra gente, enquanto profissionais, pra equipe do Promaben, pra equipe da prefeitura, a gente olhar e saber que o recurso tá sendo investido com inteligência e onde é necessário”, disse Rodrigo.

Falhas na antiga gestão

Ao ser questionado sobre os transtornos causados pelas obras, Rodrigo disse que faltou planejamento estratégico, por parte da antiga gestão, que iniciou o programa, em relação aos impactos que as obras causariam no trãnsito. “Se a gente tivesse começado a fazer essa obra, a gente teria feito diferente. Justamente prevendo os problemas que poderiam ser acarreados lá pra população. A Bernardo Sayão tá fechada a mais de dois anos. A gente assumiu o governo, em janeiro de 2021, a Bernardo Sayão com a Caripunas e Timbiras, já estava fechada. Porque decidiram fazer uma metodologia de obra que não previu esse impacto de trânsito, de mobilidade”, ressaltou.

Prefeitura aberta à população 

O coordenador do Promaben enfatizou que uma das principais ferramentas para aumentar a abrangência das ações públicas na gestão tem sido a escuta. Segundo ele, mais de dois mil atendimentos já foram realizados: “O Promaben fez mais de dois mil atendimentos, que podem ser atendimentos de reclamações, de elogios, de tirar dúvidas, sociais, encaminhamentos e tudo o mais. A população já sente do Promaben hoje o que eu sempre falo, o Promaben tá de portas abertas. A prefeitura tá aqui aberta pra você. Não espera o problema virar uma bola de neve, vem pra cá conversar, e a gente vai buscar uma solução. Isso tem fluído “.

Canal da Descarga saindo do forno 

Rodrigo falou sobre a obra do Canal da Descarga, já em fase de conclusão. o Engenheiro sanitarista explicou que o canal já conta com um sistema de comportas automatizado, que pode adaptar-se à necessidade de cada situação , levando em consideração os níveis das águas nas diversas estações de Belém. Além disso, o projeto também abrange uma praça, com localização próxima à região do canal:  “A grande obra agora que a gente tá entregando é a obra do Canal da Descarga. Vai ser entregue o Canal da Descarga mecanizado, com sistema de comportas automáticas. Apertou o botãozinho a comporta sobe, desce, todo um controle de automação, e junto também vai ser entregue uma praça pra população ali na área , que era uma área carente de praças e tudo o mais”.

Por Ju Abe

Deixe uma resposta