Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, realiza reunião com o Ministério da Economia e com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata para negociar os detalhes do contrato de empréstimo das obras de macrodrenagem do igarapé Mata-Fome.
O empréstimo de 60 milhões de dólares, garantidos à Prefeitura de Belém pelo Banco de Desenvolvimento Sul-Americano, está aprovado, e agora a administração municipal espera formalizar o contrato, para que os recursos sejam liberados. O objetivo é iniciar as obras ainda em 2023.
O projeto de macrodrenagem do igarapé Mata-Fome envolve obras no sistema da rede de esgoto, macrodrenagem, urbanização, construções de habitações e recuperação do igarapé.
No começo de dezembro, o prefeito Edmilson Rodrigues visitou o igarapé e conversou com os moradores do local. “O Banco Fonplata aceitou financiá-lo, mas a liberação dos recursos será quando o projeto físico (feito pelos arquitetos, engenheiros e urbanistas) corresponder aos objetivos. Agora, esse desenho está sendo elaborado e, a partir daí, avança com o projeto base, que nos dará condição de licitar, assinar, receber os recursos para fazer o sonho dos moradores virar realidade”, afirmou durante a visita.
Confira a publicação do secretário de Planejamento de Belém.