Prefeitura de Belém lança edital do carnaval 2023

Escola de samba Grande Família/ Divulgação

Os preparativos para o Carnaval 2023 já começaram e a Fundação Cultural de Belém (Fumbel) lançou nesta quarta, 14, o edital do concurso das escolas de samba do município de Belém, além das diretrizes e regulamentos dos concursos, dando início oficialmente à folia.

O carnaval volta às ruas após dois anos de pandemia e o retorno promete momentos de celebração da vida, da cultura e da arte popular, que tomarão conta das ruas de Belém em fevereiro.

Diretrizes

As novas diretrizes gerais do carnaval foram amplamente debatidas e valerão não somente para o próximo carnaval, mas até 2027, o que proporciona mais organização e segurança para o evento.

Regulamentos

Os regulamentos dos concursos das escolas de samba e blocos carnavalescos também contam com novidades esse ano, com a unificação das regras tanto para Belém quanto para os distritos.

Esse desfile dos blocos como grupo unificado, de volta à Aldeia Cabana, é uma das novidades para 2023, já que nos anos anteriores participaram de manifestações nos bairros e não de concurso. A lista com a ordem das apresentações já foi divulgada.

Edital

Com o edital aberto, as escolas de samba de Belém e distritos podem se inscrever para o tradicional concurso das agremiações, que volta às ruas do município.

A inscrições para o concurso vão do dia 15 ao dia 30 de dezembro, mesmas datas para o recebimento de subvenção da Prefeitura de Belém. Para participar é só seguir as instruções do edital.

“O edital do Carnaval da Fumbel visa, sobretudo, a fazer com que atividades da cultura popular ganhem as ruas e possam cada vez mais abrilhantar a cultura de Belém e festejar a nossa história”, destaca o presidente da Fumbel, Michel Pinho.

No primeiro Carnaval depois da pandemia, a proposta é de um evento descentralizado e democrático com várias programações distribuídas pelos bairros e distritos da cidade.

Emoção

Para o engenheiro de computação Weverson Nascimento, que vai participar pela primeira vez do carnaval como músico na bateria da Quem São Eles, a ansiedade é grande para o dia do desfile. “Eu estou bem feliz. É muito bom saber que as coisas estão voltando aos poucos ao normal, em especial na cultura, que sofreu bastante nesse período”, afirma.

Desfiles

Do dia 10 ao dia 17 de fevereiro, a Aldeia Cabana vai ferver com os desfiles das escolas do primeiro, segundo e terceiro grupos de Belém. A ordem de cada agremiação já foi oficializada e você pode conferir aqui.

Carnaval nos Distritos

A folia vai agitar também os distritos com os desfiles das escolas de samba de Mosqueiro no dia 19 de fevereiro; Icoaraci no dia 20/02; e Outeiro no dia 21/02.

Apuração

Um dos momentos mais aguardados do carnaval é a apuração dos desfiles e resultado do concurso. Confira as datas:

Escolas de Samba de Outeiro – 22/02
Escolas de Samba de Icoaraci – 23/02
Escolas de Samba de Mosqueiro – 24/02
Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Belém do 1º, 2º e 3º grupos – 25/02

Confira todos os documentos relacionados ao edital: Aqui

Texto: Lorena do Couto, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading