O espaço de recepção e atendimento do IASB foi todo reestruturado, possibilitando melhor acolhimento aos servidores (Ascom IASB/ PMB)
A Prefeitura trabalha firmemente para reestruturar o Instituto de Assistência e Saúde de Belém (IASB), que há anos atuava precariamente, com estrutura insuficiente. Isso exigia da atual gestão um grande esforço para oferecer aos mais de 30 mil segurados o mínimo de conforto, segurança e privacidade nos atendimentos.
Nos últimos meses a gestão realizou a compra e substituiu aparelhos que ar-condicionado, dando mais conforto aos segurados (as salas sem refrigeração praticamente inviabilizavam o acolhimento dos pacientes).
A rede elétrica apresentava sérios problemas estruturais e precisou passar por reforma, garantindo a segurança de pacientes e servidores. O setor de regulação, que não oferecia condições de funcionamento, também passa por reorganização.
Diálogo com os servidores
A relação com os servidores também mudou. A atual gestão fala e ao mesmo tempo escuta o que as mulheres e homens que fazem o Instituto têm a dizer. A direção do IASB sugere mudanças e também atende a reivindicações dos trabalhadores.
As dependências do órgão também receberam atenção especial. Havia ambientes insalubres, deteriorados e em péssimas condições de higiene. Os vários setores estavam sucateados, o que não permitia o bom atendimento aos segurados.
O prédio do Instituto precisou passar por um rigoroso serviço de sanitização, procedimento higiênico-sanitário para garantir a obtenção de equipamentos e ambiente com aspectos e características adequadas e baixa carga microbiana residual. Com isso, a direção evitou a contaminação dos espaços.
Recarregar os extintores de incêndio do Instituto foi uma providência de urgência. Esses equipamentos, essenciais para a segurança das instalações, estavam com prazo de validade vencido. Foi necessário um grande esforço para normalizar a situação e cumprir a legislação.
A atual gestão precisou agir rápido para comprar e reinstalar o sistema de oxigênio que abastece a Seção de Pronto-Atendimento do Instituto. O gerenciamento de manutenção de uma unidade básica hospitalar é imprescindível para atender às necessidades dos pacientes e aos padrões regulatórios de higiene e funcionamento de instalações de saúde.
Agilidade no agendamento de consultas odontológicas
A odontologia do IASB é um plano básico que conta com 4 consultórios odontológicos, 9 cirurgiãs-dentistas, uma chefia-dentista e 6 ASBs e oferece especialidades como: Clínica, endodontia (tratamento de canal de pré-molar), odontopediatria e cirurgia oral menor de baixa complexidade.
Os agendamentos são feitos por meio de QR code (código interpretado até por câmeras de baixa resolução). Quando o paciente solicita, imediatamente é fornecida uma cópia do QR code, facilitando a marcação das consultas para que os segurados não tenham que se deslocar até o Instituto para marcar uma simples consulta.
O uso dessa tecnologia evita filas e elimina a espera que acontecia antes. Após o envio da solicitação da consulta pelo paciente via QR code, ao se agendar a consulta as informações são enviadas para o e-mail do paciente.
Conquistas
Remuneração – Em junho deste ano, começou a ser ajustado o pagamento do triênio (um adicional por tempo de serviço), após cálculos que somaram 5% sobre a remuneração das servidoras e servidores do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém.
Vale-alimentação – Também em 2022, já nos primeiros meses do ano, o vale-alimentação dos servidores foi reajustado em 37%, passando de R$ 270 para R$ 370. É importante salientar que não havia nenhum tipo de reajuste no benefício desde 2015.
Reconstrução
No constante trabalho de Reestruturação do Instituto, a direção realizou a reconstrução, ampliação e revitalização dos consultórios de psicologia e salas do Serviço Social. No total, são 6 novos ambientes, equipados com um novo sistema de ar-condicionado, iluminação adequada e infraestrutura para que os profissionais possam desenvolver as atividades com conforto, segurança e comodidade.
Novidade
As salas e consultórios foram preparados com material de ótima qualidade e adequação às necessidades de privacidade dos pacientes.
Antes, os ambientes funcionavam sem isolamento acústico, o que, em muitas ocasiões, exigia dos psicólogos um esforço para garantir o sigilo profissional.
“Nós achamos um benefício o isolamento acústico por muitas questões, como: evitar que o público externo ouça o conteúdo sigiloso de nosso atendimento, assim como nós profissionais que estamos em atendimento não sejamos atrapalhados pelo barulho de fora”, explica a coordenadora das seções de Psicologia, Andréa Reis. “Além disso, aumenta a nossa capacidade de concentração, nos dá mais eficiência e a produtividade melhora”.
A entrega das novas salas e consultórios ocorreu no dia 17 de novembro deste ano de 2022.