A I Bienal das Artes de Belém foi um dos principais investimentos da Prefeitura na área da cultura. Fotos: Mácio Ferreira/ Agência Belém
Investir na cultura é valorizar os costumes e a história de um povo e essa é uma das marcas da gestão municipal, que busca descentralizar e democratizar o acesso à arte e à cultura com ações diversas e efetivas”, destaca o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “Ações como educação patrimonial, divulgação da cultura de rua e urbanidade”.
Foi cumprindo essa diretriz que a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém, Fumbel, investiu 90,7% a mais em cultura em 2022 em comparação com o ano anterior.
Investimentos
Ao longo do ano a Fumbel investiu mais de 6,5 milhões de reais em cultura, o que significa um aumento de mais de 3,1 milhões em relação a 2021. Por meio de várias ações culturais como a Avenida Cultural, I Bienal de Artes de Belém, Arraial da Nossa Gente, Natal Luz da Nossa Gente e muitas outras, a Fumbel encerra o ano tendo atingido mais de 1,6 milhão de pessoas.
“O aumento de quase 100% do investimento em cultura no município de Belém é fruto do interesse da Prefeitura em garantir uma cultura democrática, aberta e que sobretudo respeite as tradições e a história da nossa cidade”, declara o presidente da Fundação Cultural de Belém, Michel Pinho.
Texto: Lorena do Couto, via Agência Belém