Apoiadores de Bolsonaro se desesperam com choro em live. Créditos: Reprodução/Twitter ,Youtube
O presidente derrotado fugiu para os Estados Unidos. Após ser alertado por advogados dos riscos de ser preso assim que Lula (PT) tomar posse , Jair Bolsonaro (PL) embarcou às 13h45 desta sexta-feira (30) no avião presidencial Brazilian Air Force 1 com destino à Flórida. O ex-mandatário perde o chamado “foro privilegiado”, prerrogativa que lhe concede escapar de processos judiciários, tão logo o seu mandato acabar.
Até o momento , não foram divulgadas informações sobre quem embarcou junto com Bolsonaro, que já obteve aval para manter ao menos cinco assessores, como futuro ex-presidente, junto com ele nos EUA até o dia 30 de janeiro. Em live realizada poucas horas antes do embarque, Bolsonaro foi aos prantos e reconheceu a derrota para Lula, abortando o esperado golpe, o que causou a fúria de apoiadores.
Em frente ao quartel-general do Exército em Brasília, os golpistas acampados se desesperam após o pronunciamento de Bolsonaro. Amontoados junto a caixas de som xingaram, choraram e rezaram, segundo informações do portal Uol. Algumas dezenas de golpistas pegaram seus pertences e foram para casa. Outros insistem em permanecer na área, ainda acreditando em um golpe no último segundo.
Veja vídeos do acampamento.
Quando o presidente Jair Bolsonaro falou na live que "o mundo não acaba em 1º de janeiro", seus apoiadores acampados em frente ao QG do Exército, em Brasília, perceberam que não haverá intervenção e Lula será empossado no domingo (1º). pic.twitter.com/SyYg75TKXD
— UOL Notícias (@UOLNoticias) December 30, 2022
🚨AGORA: clima de enterro, decepção e apatia agora no QG em Brasília dos patriotários pic.twitter.com/EBqdlFIjNx
— Netflix Bolsonarista (@Netflixbozo) December 30, 2022
QG do exército, Brasília, 30 de dezembro de 2022. 61° dia. Seguimos com Fé! 🙏🇧🇷 pic.twitter.com/avVaZR6aEO
— Luzia Cavalcante (@LuziaCa56476709) December 30, 2022
Com informações de Revista Forum. Edição de Ju Abe.