Helder Barbalho toma posse como governador reeleito e promete que Pará vai continuar crescendo

O governador reeleito no último pleito estadual, Helder Zahluth Barbalho e a vice-governadora eleita Hana Ghassan, tomaram posse nos seus respectivos cargos na manhã deste domingo (01/01), na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na capital paraense, em Belém. O evento reuniu familiares dos empossados, deputados e autoridades estaduais, federais, além de convidados e a população.

Em seu discurso, Helder Barbalho ressaltou compromisso com desenvolvimento socioeconômico do Pará, em especial, com as áreas de educação, meio ambiente, infraestrutura, saúde e segurança pública.

O governador relembrou que encontrou o Estado com um déficit de R$ 1,5 bilhão e que foi necessário reorganizar as contas públicas recebendo Nota A do Tesouro Nacional.

“Sempre orientei que saúde fiscal não pode representar sacrifício para sociedade. Tem que ser instrumento alavancador para o Estado entregar o que propõe. Estamos entregando o primeiro mandato com investimentos recordes da ordem de R$ 12 bilhões em investimentos, o que significa 16% de nosso orçamento”, ressaltou Helder Barbalho, governador do Estado.

Helder Barbalho relembrou que em sua gestão o Estado entregou seis hospitais regionais, 3 policlínicas, 117 escolas novas ou reconstruídas e que está avançando em uma parceria com os municípios para construção de 150 novas escolas de ensino infantil.

Na segurança pública, Helder ponderou que o Estado investiu em servidores com a realização de concursos públicos que reforçaram a máquina com 7 mil novos servidores, além de investimentos em equipamentos e tecnologias. “Viramos referência e alcançamos 48% redução dos índices violentos letais”, analisou.

“Além das ações repressivas, em paralelo, avançamos com a Usina da Paz que está transformando a realidade social. Solucionar as causas e não apenas amenizar seus efeitos. Já montamos oito Usinas e a próxima vamos entregar no aniversário de Belém. Estamos com uma meta ousada de levar o projeto para 40 municípios em diferentes regiões do Estado”, anunciou o governador.

O chefe do Poder Executivo Estadual agradeceu aos servidores da saúde que atuaram durante a pandemia. Justificou as medidas restritivas e relembrou os investimentos no combate ao vírus com a criação de cinco hospitais de campanha, aquisição de vacinas e mais 600 voos médicos para transferência de pacientes. “Não deixamos para trás nenhum paraense que precisou de acesso ao serviço público de saúde”.

Helder Barbalho também analisou as ações para preservação do meio ambiente e desenvolvimento social e econômico do Estado. O governador falou da necessidade de preservar as vocações de forma aliada ao equilíbrio socioambiental. O governador afirmou que o Pará vai manter as ações de repressão e controle para preservação da Amazônia.

“Precisamos utilizar de nossa bioeconomia e biodiversidade como um novo modelo de desenvolvimento sustentável que gere renda e emprego. Que possamos fazer da floresta em pé um ativo econômico”, completou Helder Barbalho.

Via Agência Pará
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading