Pedro Anaisse é o novo secretário de saúde de Belém

Assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) nesta segunda-feira, 2, o economista Pedro Ribeiro Anaisse. Ele substitui o médico Maurício Bezerra, que esteve à frente da pasta nos dois primeiros anos da gestão do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. O decreto n° 105.882/2023, que trata da nomeação do novo gestor, foi publicado na edição do Diário Oficial Município (DOM) desta segunda-feira, 2.

Entre os destaques na trajetória profissional, o novo gestor da Sesma já exerceu o cargo de secretário municipal de Saúde de Belém; de presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belém; e integrou o Conselho Administrativo do Instituto de Assistência e Previdência do Município de Belém (Ipamb), todos durante as gestões anteriores do prefeito Edmilson Rodrigues.

Conciliando uma vasta e bem sucedida experiência profissional em gestão pública, Pedro Anaisse esteve nos últimos anos atuando em diversas organizações sociais na área da saúde. O novo gestor da saúde municipal já iniciou os trabalhos à frente da Sesma.

Experiência profissional – Graduado em Economia pela Universidade Federal do Pará, no ano de 1990, Pedro Ribeiro Anaisse possui MBA em Gestão Hospitalar. Na sua ampla experiência profissional foi diretor de Operações Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc), entre 2020 e 2022; diretor do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, sudeste do Pará, de 2006 a 2010 e de 2014 a 2021; e diretor-geral do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, região metropolitana de Belém, de 2010 a 2012.

Além de secretário municipal de Saúde de Belém; presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belém; membro efetivo do Conselho Estadual de Saúde do Pará; integrou a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Pará; fez parte do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Belém; do Conselho Municipal de Entorpecentes de Belém e membro efetivo do Conselho Administrativo do Instituto de Assistência e Previdência do Município de Belém (Ipamb), de 1999 a 2000.

Pedro Ribeiro Anaisse foi ainda diretor-geral (sub-secretário) da Sesma (1998-1999); diretor-geral (sub-secretário) da Secretaria Municipal de Urbanismo de Belém (Seurb) da Prefeitura de Belém, de 2003 a 2004); coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete do secretário de Saúde de Belém, de 1997 a 1998; diretor de Planejamento da Sesma, em 1997; assessor do gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) na Coordenação do Orçamento e de Captação de Recursos do Núcleo Setorial de Planejamento (Nusp), de 1994 a 1997.

Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) do Ministério da Saúde, em Bras[ilia (DF), para Assessoria Técnica à Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Rondônia na gestão do Fundo Estadual de Saúde, de 2002 a 2003; consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) do Ministério da Saúde, em Brasília, junto ao Departamento de Atenção Básica (DAB) e ao Departamento de Apoio a Descentralização (DAD), de 2007 a 2008; e consultor da Opas do Ministério da Saúde (DF) junto ao Departamento de Apoio à Descentralização DAD/SE, entre 2008 e 2009.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading