Foto: Mácio Ferreira
Na continuidade do processo de diálogo e negociação para a reestruturação do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores (IASB), a direção do órgão realizou na tarde desta terça-feira, 17 de janeiro, mais uma rodada de conversa com lideranças de sindicatos e associações. Foram debatidas as melhorias realizadas no Instituto ao longo dos últimos meses. A reunião ocorreu no auditório da CODEM, em Belém.
Após ouvir reivindicações relacionadas ao funcionamento do plano de assistência à saúde dos servidores do município de Belém, a presidente da autarquia, Jurandir Novaes, ao lado do titular da Secretaria Municipal de Controle, Integridade e Transparência (SECONT), Luiz Araújo, disse que o prefeito Edmilson Rodrigues, ao assumir o governo da capital, garantiu que vai reconstruir o plano de saúde dos trabalhadores.
Infraestrutura e condições de trabalho
Nos últimos meses, a gestão realizou a compra e substituiu aparelhos de ar-condicionado, dando mais conforto aos segurados (as salas sem refrigeração dificultavam o acolhimento dos pacientes). Para manter a refrigeração em pleno funcionamento, a rede elétrica, que apresentava sérios problemas estruturais, passou por reforma, garantindo a segurança de pacientes e servidores. A relação com os servidores também mudou.
A atual gestão fala e, ao mesmo tempo, escuta o que as mulheres e os homens que fazem o Instituto têm a dizer. A direção do IASB sugere mudanças e também atende às reivindicações dos trabalhadores.
Durante a reunião, os representantes das diversas categorias de trabalhadores que são segurados do IASB, cerca de 30 mil, entre titulares e dependentes, fizeram observações em aspectos do funcionamento do plano, como o sistema de agendamento e marcação de consultas.
A presidente Jurandir Novaes falou da implantação do instrumento Whatsapp Business: “Um dos principais problemas que tivemos foi a marcação de consultas: muitas pessoas estavam tendo dificuldade para acessar. Além disso, o modelo telefônico era antigo. Mas estamos trocando por um digital através do aplicativo Whatsapp Business e com uma estrutura física nova dentro do IASB, com 12 servidores para responder a essas demandas”, detalhou a gestora.
Esclarecimentos
Os trabalhadores pediram esclarecimentos sobre o atendimento nos setores de Psicologia e Serviço Social.
Jurandir Novaes disse que as dependências do órgão também receberam atenção especial. Havia alguns ambientes insalubres, deteriorados e em más condições de higiene. Os vários setores estavam sucateados, o que não permitia o melhor atendimento aos segurados.
O prédio do Instituto precisou passar por um rigoroso serviço de sanitização, procedimento higiênico-sanitário para garantir equipamentos e ambiente com aspectos e características adequadas e baixa carga microbiana residual. Com isso, a direção evitou a contaminação dos espaços.
Recarregar os extintores de incêndio do Instituto foi uma providência de urgência, pois esses equipamentos, essenciais para a segurança das instalações, estavam com prazo de validade vencido. Assim, foi necessário um grande esforço para normalizar a situação e cumprir a legislação.
Sistema de oxigênio
A atual gestão precisou agir rápido para comprar e reinstalar o sistema de oxigênio que abastece a Seção de Pronto-Atendimento do Instituto. O gerenciamento de manutenção de uma unidade básica hospitalar é imprescindível para atender às necessidades dos pacientes e aos padrões regulatórios de higiene e funcionamento de instalações de saúde.
Foram ampliadas as salas de Psicologia; reconstruídas as de Serviço Social; e de Ultrassom.
Jurandir enumera que há disponibilização de álcool em gel e impressoras, e também foi realizado o isolamento acústico das salas. Sem contar que ainda houve melhorias do setor de Odontologia.
Cuidado com o recurso público
Mesmo com tantos benefícios promovidos pela atual gestão no prédio da instituição, Jurandir Novaes afirma que sempre houve “muito cuidado com o recurso público”.
Para isso, há uma preocupação constante em orientar os servidores quanto às receitas, despesas, serviços prestados, os desafios que o plano enfrenta, a capacidade de sustentabilidade dele, a viabilidade econômica de alguns serviços internos, que estão sendo estudados com especialistas, e para a inclusão de aparelhos modernos.
Atualmente, o IASB dispõe de mais de 30 consultórios, com 20 especialidades, e 67 estabelecimentos parceiros para prestação de serviços.
Ao final da reunião, foram anotadas todas as observações dos representantes das diversas categorias.
A presidente Jurandir Novaes e o titular da SECONT, Luiz Araújo, garantiram seguir com o processo de diálogo para tornar o Instituto ainda mais funcional e viável a todas as trabalhadoras e trabalhadores do município de Belém.
Texto: Isidoro Calixto, via Agência Belém