Solar da Beira recebe programação em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans

Cassandra Bonifácio, coordenadora-adjunta da Diversidade Sexual de Belém (Agência Belém)

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, que será comemorado no próximo dia 29 de janeiro, a Prefeitura de Belém por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS), realiza na sexta-feira, 27, no Solar da Beira, Ver-o-Peso, uma programação com  serviços de saúde, cidadania e instalação artística para a população trans e travesti da cidade.

As atividades começam às 9h e seguem até 17h. Entre os serviços estão a emissão de RG, CPF, Certidão de Nascimento, orientações jurídicas, vacinas, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e apresentações artísticas e culturais.

“A luta pela visibilidade é a luta pela garantia da existência dessas pessoas de forma plena e digna. Então o dia 29 é o nosso dia para que possamos gritar que chega de transfobia”, explica a coordenadora-adjunta da Diversidade Sexual de Belém, Cassandra Bonifácio, sobre a importância do Dia da Visibilidade Trans.

Ainda segundo Cassandra Bonifácio ,o  dia 29 de janeiro é um dia pela garantia da vida da população trans. “Além da visibilidade e dos holofotes que a gente precisa enquanto população existente nesse país, a gente precisa que o Brasil  deixe de ser o país que mais mata pessoas trans e travesti no mundo”, complementa.

História

O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi instituído no Brasil  em 2004 após a realização de um ato no Congresso Nacional, em Brasília, promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde juntamente com mulheres e homens trans e travestis.Esse momento marcou o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”. A data do ato se tornou um marco contra a transfobia e foi escolhida como o Dia da Visibilidade Trans.

Chamar atenção para os debates acerca da garantia de direitos da população transgênera no país, principalmente nos campos da cidadania, saúde e educação, está entre um dos principais objetivos da data.

Políticas públicas para LGBTI+

A gestão de Edmilson Rodrigues vem se comprometendo com a garantia dos direitos e proteção da comunidade LGBTQI+ da cidade desde o início da gestão, em 2021, fomentando políticas públicas que são executadas pela Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS), pasta municipal destinada ao segmento, em parceria com outras secretarias de governo.

No último dia 24 de janeiro o prefeito Edmilson Rodrigues  anunciou a  mais nova conquista para a comunidade LGBTI+ na cidade com a realização da 1ª Conferência Municipal para a população LGBTI+, que deve ocorrer em junho de 2023, mês dedicado ao Orgulho LGBTI+.

Edmilson Rodrigues lembrou de outras conquistas da comunidade LGBTQI+  durante sua  gestão, entre elas o casamento coletivo, a entrega das cestas orgânicas às pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade que são acompanhadas pela CDS, o programa municipal Tá Selado,que inclui o segmento LGBTI+, e a oferta do curso de capacitação de cabeleireiro, em cooperação com o Banco do Povo e com o Instituto Embelleze.

Programação do Dia Nacional da Visibilidade Trans em Belém

9h30 – Abertura do Evento
9h às 13h – Serviços de saúde
9h às 13h – Emissão de Passe Fácil
9h às 13h – Orientação jurídica
9h às 13h – Emissão de CPF, RG e Certidão de Nascimento
9h às 13h – Cadastramento no CadÚnico
09h45 às 10h20 –  Diálogos sobre cuidados, prevenção e combate à discriminação.
10h30 às 12h – Diálogos sobre o Projeto Casulo
12h às 13h – Assinatura da criação do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Integral LGBTI+
13h às 14h – Apresentação  DJ Ju Bentes
14h30 – Roda T- Movimento, história e vivências Trans, travestis e não bináries- Traviarcado
16h –  Apresentação DJ Ju Bentes
16h30 –  Apresentação Drags (Coytada e Max Chibé)
16h45h – Show Brenda Believe
17h -Encerramento

Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém

Deixe uma resposta