PF deflagra ação contra madeireiros ilegais em terra indígena paraense

Agentes da PF e do Ibama fizeram apreensões e detiveram uma pessoa  | Divulgação/PF

A Polícia Federal e o Ibama deflagraram uma ação de combate à extração ilegal de madeira na Terra Indígena do Alto Rio Guamá, nordeste paraense, próximo ao município de Nova Esperança do Piriá. A operação aconteceu nesta terça-feira (24). As informações são do Diário do Pará.

O lado oeste da Terra Indígena sofre com a exploração ilegal crônica. A situação já tem sido denunciada por associação de índios, que acusam serrarias da região.

Uma pessoa foi presa em flagrante. Os agentes fizeram ainda apreensões e destruição do maquinário usado para derrubar a floresta em área da União. Novas investigações continuarão para apurar todos os atuantes no crime.  A pessoa detida dirigia um trator com toras de madeira irregular, motosserra e três jacarés pequenos capturados, segundo a PF.

O veículo foi inutilizado pelo Ibama, conforme previsão legal, devido a sua retirada do local ser inviável. Além disso, a motosserra foi apreendida, os animais foram soltos na natureza e o homem foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal em Belém, onde foi autuado e liberado mediante pagamento de fiança.

As ações ocorrem em meio à Operação Amazônia Viva, para a qual foram designados 20 policiais e quatro servidores do Ibama. A operação tem o objetivo de gerar inquéritos de investigação sobre a extração ilegal de madeira, apoiando  o trabalho do Ibama na proteção das terras indígenas. 

Edição de Ju Abe

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading