A ONG Ação Cidadania divulgou neste domingo (29) um vídeo com artistas falando sobre a crise humanitária do povo Yanomani, em Roraima.
A publicação faz parte da campanha “Ação da Cidadania – SOS Yanomami” para levar cestas básicas, produtos de higiene e outros recursos aos Yanomami. Centenas de indígenas, entre crianças, adultos e idosos, foram acometidos por desnutrição e doenças, como malária.
O vídeo, publicado no perfil do Instagram da organização, traz artistas como Wagner Moura, Letícia Colin, Bruno Gagliasso, Marieta Severo, Carlinhos de Jesus, Antonio Calloni, Mart’nalia e Fernanda Abreu. Ao final da peça, eles pedem doações para os indígenas.
De acordo com a Ação Cidadania, a campanha é organizada junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), militares e entidades locais. Na semana passada, a ONG assegurou o envio de 17 toneladas de alimentos aos Yanomanis.
GENOCÍDIO
A pedido do ministro da Justiça, Flávio Dino, a Polícia Federal (PF) determinou, no último dia 25 de janeiro, a abertura de um inquérito para apurar os crimes de omissão e genocídio na crise humanitária vivida pelo povo Yanomami.
O documento que pede a abertura do inquérito é assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. O objetivo do órgão é chegar até possíveis financiadores e operadores do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A atividade é apontada como motor propulsor da violência sofrida pelos indígenas, incluindo males como desnutrição e malária.