Quem é o deputado que recebeu George Washington, o terrorista nº 1

“Nós temos um casamento com a mineração, não tem como fugir disso”. A frase é de Joaquim Passarinho (PL-PA), político de carreira, aliado de Jair Bolsonaro e um dos principais interlocutores dos garimpeiros no Congresso. Às 12h04 do dia 23 de novembro de 2022, ele recebeu em seu gabinete na Câmara o terrorista George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, que um mês depois tentaria explodir um caminhão com querosene perto do Aeroporto Internacional de Brasília.

O encontro foi revelado pelo site O Antagonista, que obteve os dados de visitação via Lei de Acesso à Informação (LAI). À reportagem, o deputado federal reeleito alegou não conhecer “esse senhor”. “Nesse período recebi muitas comissões de paraenses que estavam em Brasília”, disse. “Queriam informações principalmente do que o presidente faria”, completou, sobre possíveis ações de Bolsonaro frente à derrota nas urnas.

Uma semana antes da visita, Passarinho esteve no quartel-general (QG) do Exército, na capital federal, e posou para fotos ao lado de golpistas. “Todos juntos pela democracia e pelo Brasil”, escreveu. Na data seguinte, ele publicou um post em suas redes sociais defendendo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que chamou de abusos de autoridade do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia a matéria completa, por Mariana Franco Ramos no De Olho nos Ruralistas

Deixe uma resposta