Áudio de Bolsonaro defendendo massacre indígenas some de registros na Câmara

O áudio do discurso em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) critica, quando ainda era deputado federal, em 1998, a “Cavalaria brasileira” por não ter dizimado os indígenas, assim como ocorreu nos Estados Unidos, desapareceu dos registros da Câmara.

“Até vale uma observação neste momento: realmente, a Cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a Cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esse problema”, disse Bolsonaro ao subir à tribuna da Câmara para repercutir a declaração de um general das Forças Armadas dos EUA.

Vale destacar que o pronunciamento está nos arquivos sonoros, mas o trecho em que o ex-capitão elogia a cavalaria norte-americana pelo massacre indígena desapareceu. O discurso pode ser encontrado tanto no Diário da Câmara quanto no registro das notas taquigráficas.

O trecho em que o ex-chefe do Executivo lamenta a rejeição da urgência para a votação do seu projeto de decreto legislativo que anulava a reserva yanomami também sumiu dos arquivos. Além disso, ficou de fora o trecho em que Bolsonaro diz que dava razão aos militares norte-americanos de quererem intervir na Amazônia.

“Particularmente, colocando-se no lugar deles, eles estão muito certos. Afinal de contas, Bismark disse há algum tempo: ‘As riquezas naturais nas mãos de quem não sabe ou não as quer esperar constitui permanente perigo para quem as possui.’ E aqui no Brasil a nossa Amazônia está relegada a terceiro plano também, como os professores”, disse o então deputado na ocasião.

Confira no Diário Oficial da Câmara a íntegra do discurso de Bolsonaro e nas notas taquigráficas da Câmara.

Ouça o áudio: o corte ocorre a 1min36s.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading