Vila da Barca apresenta sugestões de moradia à Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos

Foto: Joyce Ferreira/ Comus/ PMB

A Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, recebeu na manhã desta terça-feira, 7, a visita do titular da Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, Guilherme Simões, órgão ligado ao Ministério das Cidades, vinculado ao Governo Federal, que visa junto à Prefeitura de Belém políticas públicas às áreas de periferia da cidade.

O objetivo da visita foi ouvir a população da comunidade e conhecer a realidade de moradias sob palafitas, que caracterizam a Vila da Barca localizada às margens do rio Guamá.

A agenda iniciou no Centro Comunitário da Vila da Barca e seguiu à área de palafitas e onde estão concentradas obras de urbanização e construção do residencial da Vila da Barca, empreendimento que foi retomado, este ano, pela Prefeitura de Belém após 16 anos de obras paralisadas.

“É importante estarmos aqui ouvindo a comunidade. Existe uma demanda para que se amplie o projeto da Vila da Barca, uma briga que, se depender da gente do Ministério das Cidades, vamos assumir”, afirmou o secretário nacional de Políticas para Territórios Periféricos, Guilherme Simões, durante a visita ao canteiro de obras.

Obras da Vila da Barca

Com a retomada da segunda fase das obras do conjunto habitacional da Vila da Barca pela atual gestão da Prefeitura de Belém serão construídas 200 unidades em um residencial com drenagem de águas pluviais, sistema de abastecimento de água, rede de esgoto, iluminação pública e pavimentação, com previsão de conclusão até o começo do primeiro semestre deste anos.

O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, acompanhou o secretário nacional Guilherme Simões durante a agenda da Vila da Barca. “Para além da retomada da obra, a proposta é ouvir a comunidade para que se faça um diagnóstico de quais políticas públicas poderão ser implementadas para que essas obras sejam complementadas”, explicou o vice-prefeito Edilson Moura.

“É importante dizer que, agora, a periferia está sendo vista e ouvida. Há boa vontade tanto do município de Belém, como do Governo Federal em desenvolver políticas públicas para as comunidades que realmente precisam”, completa.

Participação da comunidade

Durante a visita de Guilherme Simões, os moradores da Vila da Barca fizeram questão de participar, como foi o caso do líder comunitário Sebastião Lobato, morador há mais de 40 anos da Vila da Barca. “Fomos surpreendidos logo no começo do governo Lula com a visita da secretário nacional aqui na nossa comunidade. Isso mostra que não estamos esquecidos e que se Deus quiser seremos beneficiados com essa parceria do Governo Federal e da Prefeitura de Belém”.

“É com imensa alegria que a gente recebe a visita do secretário nacional aqui na Vila da Barca. Eu espero que muito em breve possamos voltar aqui para celebrar mais dignidade para as famílias da Vila da Barca”, diz cheia de expectativa a também moradora do bairro do Telégrafo, a gestora ambiental Jayna Silva, que acompanhou Guilherme Simões a agenda dele na Vila da Barca.

Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém

Deixe uma resposta