Projeto Oficina do Futuro promove inclusão digital à jovens da periferia

Com uma oferta inicial de 120 vagas para estudantes da rede pública municipal de ensino, o projeto Oficina do Futuro, voltado para a formação de desenvolvedores de programação digital, fará sua aula inaugural nesse sábado, 11, às 9h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), no bairro do Marco.

O projeto é uma ação do programa Belém Inteligente, da Prefeitura Municipal, coordenado pela Secretaria de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) e, além do IFPA, conta com as parcerias da Secretaria de Educação (Semec), Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (Unama).

Os participantes são adolescentes e jovens de 14 a 18 anos, estudantes dos 8º e 9º anos das escolas municipais Rotary e Nestor Nonato Lima, do bairro da Condor, e Honorato Filgueiras, do Jurunas. Eles terão aulas de introdução à programação em linguagem Python; inteligência artificial aplicada em visão computacional, e ao Android.

Os cursos, no total de 40 horas, terão seis turmas nos horários de manhã e tarde, sempre aos sábados nos laboratórios do IFPA. As aulas serão ministradas por discentes de Doutorado do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFPA com o auxílio de monitores do IFPA. Os concluintes vão receber certificado de capacitação emitido pela Universidade Federal do Pará.

“Os cursos vão preparar os estudantes para o futuro, além de estimular a criatividade e incentivar a alfabetização digital. Com isso, a capacitação em desenvolvimento de programação vai gerar novas oportunidades profissionais e de inclusão econômica”, avalia o economista Patrick Sandre, da coordenação do programa Belém Inteligente.

O projeto Oficina do Futuro ainda prevê uma expansão de 180 vagas, a partir de abril, para o público em geral que mora no entorno do campus da Unama, na avenida Alcindo Cacela, onde as aulas serão ministradas. Estima-se que em um ano cerca de 1.000 estudantes da rede pública e da população em geral serão capacitados em programação de computador por meio do projeto.

Inovação

O programa Belém Inteligente foi lançado em junho do ano passado pela Prefeitura de Belém visando promover o desenvolvimento de projetos para geração de tecnologias que contribuam com o gerenciamento de serviços e ações sociais do município.Coordenado pela Segep, o programa é focado em três eixos: Gestão Inovadora; Economia Inovadora e Criativa; e Territórios Verdes.

Entre as ações já realizadas, estão as de regularização fundiária; aprovação da Lei Municipal do 5G, que regulamenta a instalação de antenas; a implantação da plataforma Agiliza Belém, o portal de fácil acesso a todos os serviços prestados pelos órgãos municipais; a inclusão da cidadania participativa, por meio das plenárias on-line do Fórum de Participação Cidadã Tá Selado; e em processo de consultoria, o Sistema de Informação de Belém, que vai reunir em uma única plataforma todas as informações municipais para facilitar o planejamento do desenvolvimento da cidade.
Texto: Álvaro Vinente, via Agência Belém 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading